sábado, 23 de julho de 2016

1ª Leitura - Gn 18,20-32 - 24.07.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
17º DOMINGO
Tempo Comum
Cor: Verde

Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar.

Leitura do Livro do Gênesis 18,20-32

Naqueles dias:
20O Senhor disse a Abraão:
'O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu,
e agravou-se muito o seu pecado.
21Vou descer para verificar
se as suas obras correspondem ou não
ao clamor que chegou até mim'.
22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma,
enquanto Abraão ficou na presença do Senhor.
23Então, aproximando-se, disse Abraão:
'Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?
24Se houvesse cinqüenta justos na cidade,
acaso iríeis exterminá-los?
Não pouparias o lugar
por causa dos cinqüenta justos que ali vivem?
25Longe de ti agir assim,
fazendo morrer o justo com o ímpio,
como se o justo fosse igual ao ímpio.
Longe de ti!
O juiz de toda a terra não faria justiça?'
26O Senhor respondeu:
'Se eu encontrasse em Sodoma cinqüenta justos,
pouparia por causa deles a cidade inteira'.
27Abraão prosseguiu dizendo:
'Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor,
eu que sou pó e cinza.
28Se dos cinqüenta justos faltassem cinco,
destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?'
O Senhor respondeu:
'Não destruiria,
se achasse ali quarenta e cinco justos'.
29Insistiu ainda Abraão e disse:
'E se houvesse quarenta?'
Ele respondeu:
'Por causa dos quarenta, não o faria'.
30Abraão tornou a insistir:
'Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo.
E se houvesse apenas trinta justos?'.
Ele respondeu:
'Também não o faria, se encontrasse trinta'.
31Tornou Abraão a insistir:
'Já que me atrevi a falar a meu Senhor,
e se houver vinte justos?'
Ele respondeu:
'Não a iria destruir por causa dos vinte'.
32Abraão disse:
'Que o meu Senhor não se irrite,
se eu falar só mais uma vez:
e se houvesse apenas dez?'
Ele respondeu:
'Por causa dos dez, não a destruiria'.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário