segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

1ª Leitura - 1Sm 1,9-20 - 12.01.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
3ª-feira da 1ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

O Senhor lembrou-se de Ana e ela
deu à luz um filho e chamou-o Samuel.
Leitura do Primeiro Livro de Samuel 1,9-20
Naqueles dias:
9Ana levantou-se,
depois de ter comido e bebido em Silo.
Ora, o sacerdote Eli estava sentado em sua cadeira
à porta do templo do Senhor.
10Ana, com o coração cheio de amargura,
orou ao Senhor, derramando copiosas lágrimas.
11E fez a seguinte promessa, dizendo:
'Senhor Todo-poderoso,
se olhares para a aflição de tua serva
e te lembrares de mim,
se não te esqueceres da tua escrava
e lhe deres um filho homem,
eu o oferecerei a ti
por todos os dias de sua vida,
e não passará navalha sobre a sua cabeça'.
12Como ela se demorasse nas preces diante do Senhor,
Eli observava o movimento de seus lábios.
13Ana, porém, apenas murmurava;
os seus lábios se moviam,
mas não se podia ouvir palavra alguma.
Eli julgou que ela estivesse embriagada,
14por isso lhe disse:
'Até quando estarás bêbada?
Vai tirar essa bebedeira!'
15Ana, porém, respondeu:
'Não é isso, meu senhor!
Sou apenas uma mulher muito infeliz;
não bebi vinho, nem outra coisa que possa embebedar,
mas desafoguei a minha alma na presença do Senhor.
16Não julgues a tua serva como uma mulher perdida,
pois foi pelo excesso da minha dor
e da minha aflição que falei até agora'.
17Eli então lhe disse:
'Vai em paz,
e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste'.
18Ela respondeu:
'Que tua serva encontre graça diante dos teus olhos'.
E a mulher foi embora, comeu
e o seu semblante não era mais o mesmo.
19Na manhã seguinte,
ela e seu marido levantaram-se muito cedo
e, depois de terem adorado o Senhor,
voltaram para sua casa em Ramá.
Elcana uniu-se a Ana, sua mulher,
e o Senhor lembrou-se dela.
20Ana concebeu e,
no devido tempo, deu à luz um filho
e chamou-o Samuel,
porque - disse ela -
'eu o pedi ao Senhor'.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário