segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

1ª Leitura - 1Sm 16,1-13 - 19.01.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
3ª-feira da 2ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

Samuel ungiu Davi na presença de seus irmãos.
E a partir daquele dia,
o espírito do Senhor se apoderou de Davi.

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 16,1-13

Naqueles dias:
1O Senhor disse a Samuel:
'Até quando ficarás chorando por causa de Saul,
se eu mesmo o rejeitei
para que não reine mais sobre Israel?
Enche o chifre de óleo e vem,
para que eu te envie à casa de Jessé de Belém,
pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos'.
2Samuel ponderou:
'Como posso ir?
Se Saul o souber, vai-me matar'.
O Senhor respondeu:
'Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás:
'Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor'.
3Convidarás Jessé para o sacrifício.
Eu te mostrarei o que deves fazer,
e tu ungirás a quem eu te designar'.
4Samuel fez o que o Senhor lhe disse,
e foi a Belém.
Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro,
e perguntaram:
'É de paz a tua vinda?'
5'Sim, é de paz', respondeu Samuel.
'Vim para fazer um sacrifício ao Senhor.
Purificai-vos e vinde comigo,
para que eu ofereça a vítima'.
Ele purificou então Jessé e seu filhos
e convidou-os para o sacrifício.
6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab,
e disse consigo:
'Certamente é este o ungido do Senhor!'
7Mas o Senhor disse-lhe:
'Não olhes para a sua aparência
nem para a sua grande estatura,
porque eu o rejeitei.
Não julgo segundo os critérios do homem:
o homem vê as aparências,
mas o senhor olha o coração'.
8Então Jessé chamou Abinadab
e apresentou-o a Samuel, que disse:
'Também não é este que o Senhor escolheu'.
9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse:
'A este tampouco o Senhor escolheu'.
10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel,
mas Samuel disse:
'O Senhor não escolheu a nenhum deles'.
11E acrescentou:
'Estão aqui todos os teus filhos?'
Jessé respondeu: 'Resta ainda o mais novo,
que está apascentando as ovelhas'.
E Samuel ordenou a Jessé: 'Manda buscá-lo,
pois não nos sentaremos à mesa,
enquanto ele não chegar'.
12Jessé mandou buscá-lo.
Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência.
E o Senhor disse:
'Levanta-te, unge-o: é este!'
13Samuel tomou o chifre com óleo
e ungiu Davi na presença de seus irmãos.
E a partir daquele dia,
o espírito do Senhor se apoderou de Davi.
A seguir, Samuel se pôs a caminho
e voltou para Ramá.
Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário