domingo, 17 de agosto de 2014

1ª Leitura - Ez 34,1-11 - 20.08.2014

Branco. 4ª-feira da 20ª Semana Tempo Comum
São Bernardo AbDr, memória

Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas,
para não mais lhes servirem de alimento.

Leitura da Profecia de Ezequiel 34,1-11

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
2'Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel!
Profetiza, dizendo-lhes:
Assim fala o Senhor Deus aos pastores:
Ai dos pastores de Israel,
que se apascentam a si mesmos!
Não são os pastores que devem apascentar as ovelhas?
3Vós vos alimentais com o seu leite,
vestis a sua lã e matais os animais gordos,
mas não apascentais as ovelhas.
4Não fortalecestes a ovelha fraca,
não curastes a ovelha doente,
nem enfaixastes a ovelha ferida.
Não trouxestes de volta a ovelha extraviada,
não procurastes a ovelha perdida;
ao contrário, dominastes sobre elas com dureza e brutalidade.
5As ovelhas dispersaram-se por falta de pastor;
tornando-se presa de todos os animais selvagens.
6Minhas ovelhas vaguearam sem rumo
por todos os montes e colinas elevadas.
Dispersaram-se minhas ovelhas por toda a extensão do país,
e ninguém perguntou por elas,
nem as procurou.
7Por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor:
8Eu juro por minha vida
- oráculo do Senhor Deus -
já que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem
e se tornaram presa de todos os animais selvagens,
por falta de pastor;
e porque os meus pastores
não procuraram as minhas ovelhas,
mas apascentaram-se a si mesmos
e não as ovelhas,
9por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor!
10Assim diz o Senhor Deus:
Aqui estou para enfrentar os pastores
e reclamar deles as minhas ovelhas.
Vou tirar-lhes o ofício de pastor,
e eles não mais poderão apascentar-se a si mesmos.
Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas,
para não mais lhes servirem de alimento.
11Assim diz o Senhor Deus:
Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas
e tomar conta delas.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário