sexta-feira, 15 de agosto de 2014

1ª Leitura - Ez 18,1-10.13b.30-32 - 16.08.2014

Verde. Sábado da 19ª Semana Tempo Comum

Vou julgar cada um de vós segundo a sua conduta.

Leitura da Profecia de Ezequiel 18,1-10.13b.30-32

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
2'Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel:
'Os pais comeram uvas verdes,
e os dentes dos filhos ficaram embotados?
3Juro por minha vida
- oráculo do Senhor Deus -
já não haverá quem repita esse provérbio em Israel.
4Todas as vidas me pertencem.
Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas.
Aquele que pecar, é que deve morrer.
5Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça,
6não participa de refeições rituais sobre os montes,
não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel,
não desonra a mulher do próximo,
nem se aproxima da mulher menstruada;
7se não oprime ninguém, devolve o penhor devido,
não pratica roubos, dá alimento ao faminto
e cobre de vestes o que está nu;
8se não empresta com usura, nem cobra juros,
afasta sua mão da injustiça,
e julga imparcialmente entre homem e mulher;
9se vive conforme as minhas leis
e guarda os meus preceitos,
praticando-os fielmente,
tal homem é justo e, com certeza, viverá
- oráculo do Senhor Deus.
10Mas, se tiver um filho violento e assassino,
que pratica uma dessas ações,
11embora o pai não as tenha praticado,
e participa de refeições rituais sobre os montes,
desonra a mulher do próximo,
12oprime o pobre e o necessitado,
pratica a rapina, não devolve o penhor,
levanta os olhos para os ídolos, faz coisas abomináveis,
13btal filho de modo algum viverá.
Porque fez todas essas coisas abomináveis,
com certeza, morrerá;
ele é responsável pela sua própria morte.
30Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel,
segundo a sua conduta
- oráculo do Senhor Deus.
Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões,
a fim de não terdes ocasião de cair em pecado.
31Afastai-vos de todos os pecados que praticais.
Criai para vós um coração novo
e um espírito novo.
Por que haveis de morrer, ó casa de Israel?
32Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém
- oráculo do Senhor Deus.
Convertei-vos e vivereis!
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário