Isaías 25:6-10 (Vulgata)
6. Et faciet Dominus exercituum omnibus populis in monte hoc convivium pinguium, convivium vindemiae, pinguium medullatorum, vindemiae defaecatae.
6. O Senhor dos Exércitos fará para todos os povos, neste monte, um banquete de manjares suculentos, um banquete de vinhos refinados, de carnes gordas e de vinhos purificados.
7. Et praecipitabit in monte isto faciem vinculorum conligatam super omnes populos, et telam quam ordivit super universas nationes.
7. Ele destruirá, neste monte, o véu que cobre todos os povos, a trama que está tecida sobre todas as nações.
8. Praecipitabit mortem in sempiternum: et auferet Dominus Deus lacrimam ab omni facie, et opprobrium populi sui auferet de universa terra: quia Dominus locutus est.
8. Ele destruirá para sempre a morte; o Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e removerá de toda a terra a humilhação do seu povo, porque o Senhor o disse.
9. Et dicetur in die illa: Ecce Deus noster iste; expectavimus eum, et salvabit nos; iste Dominus sustinuimus eum, exultabimus et laetabimur in salutari ejus.
9. Naquele dia se dirá: “Eis o nosso Deus, nele esperamos, e ele nos salvou; este é o Senhor, em quem esperamos. Alegremo-nos e exultemos na sua salvação.”
10. Quia requiescet manus Domini in monte isto: et triturabitur Moab sub eo, sicuti teruntur stipulae in plaustro.
10. Porque a mão do Senhor repousará sobre este monte, e Moab será esmagado debaixo dele, como a palha é esmagada no esterco.
Reflexão:
Isaías revela uma visão de plenitude onde todas as coisas convergem no amor divino. O banquete simboliza a reconciliação universal, onde a morte, separação última, é vencida pela vida eterna. Este "monte" é mais que lugar físico; é o ápice da evolução espiritual, onde o véu que separa o visível do invisível é rasgado, revelando a unidade da criação em Deus. A promessa de lágrimas enxugadas não é passiva, mas ativa, exigindo que cada um coopere na construção desse Reino, partindo do amor transformador que gera verdadeira comunhão.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário