Tiago 5,1-6 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura da carta de São Tiago – 1. Orai agora, ricos, chorai em alta voz, por causa das desgraças que vos ameaçam.
2. As vossas riquezas estão apodrecidas e as vossas vestes estão roídas pela traça.
3. O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará as vossas carnes como fogo. Acumulastes tesouros nos últimos dias!
4. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude, está clamando, e os clamores dos ceifeiros penetraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
5. Tendes vivido regaladamente sobre a terra, entregues à luxúria, à glutonaria.
6. Condenastes e matastes o justo e ele não vos resiste. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
A leitura de Tiago nos confronta com uma advertência profunda sobre a má administração das riquezas e o tratamento injusto dos menos privilegiados. Tiago denuncia a opressão dos ricos e poderosos sobre os trabalhadores, cujos salários são retidos injustamente (v. 4). Ele ressalta como as riquezas materiais, quando mal utilizadas, tornam-se uma fonte de corrupção e decadência espiritual, simbolizadas pelo apodrecimento das riquezas e das vestes (v. 2-3).
A advertência de Tiago ressoa ainda nos dias de hoje, quando vemos uma crescente desigualdade econômica e social em muitas partes do mundo. Ele nos lembra que acumular riquezas sem consideração pelos outros é vão e fugaz. O verdadeiro valor das nossas posses não está na quantidade que possuímos, mas em como as utilizamos para o bem comum e para ajudar aqueles que estão em necessidade.
Além disso, Tiago nos lembra da responsabilidade que temos para com aqueles que trabalham para nós. Retirar-lhes seus salários de forma fraudulenta é uma injustiça que clama aos céus por justiça. Devemos tratar aqueles que trabalham conosco com dignidade e respeito, reconhecendo o valor do seu trabalho e compensando-os de forma justa.
Portanto, que esta leitura nos desafie a examinar nossas atitudes em relação ao dinheiro e às posses materiais. Que possamos usar nossos recursos de forma sábia e generosa, lembrando sempre da nossa responsabilidade para com os outros, especialmente os menos favorecidos. Que possamos agir com justiça e compaixão em todas as nossas relações, seguindo o exemplo do justo, que Tiago menciona, e vivendo de acordo com os princípios do Reino de Deus.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário