Atos 16,1-10 (Bíblia de Jerusalém):
1. Paulo foi depois a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia convertida, que era filho de um grego.
2. Era bem testemunhado pelos irmãos de Listra e de Icônio.
3. Quis Paulo que fosse com ele. Tomou-o consigo e, em razão dos judeus que estavam nesses lugares, pois todos sabiam que seu pai era grego,
4. Paulo o circuncidou. Pois todos sabiam que seu pai era grego.
5. Indo eles pelas cidades, transmitiam-lhes as decisões tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém para as observarem.
6. Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número dia a dia.
7. Passando pela Frígia e pela região da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia.
8. Chegados a Mísia, tentavam pregar a palavra na Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.
9. Passando pela Mísia, desceram a Trôade.
10. Durante a noite, Paulo teve uma visão: um macedônio estava de pé, rogando-lhe: “Passa à Macedônia e socorre-nos”. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem de Atos dos Apóstolos, vemos Paulo e seus companheiros em uma jornada missionária, enfrentando desafios e obedecendo à orientação do Espírito Santo. A história de Timóteo, um discípulo fiel que se junta a Paulo, nos lembra da importância de mentoria e comunhão na vida cristã.
Além disso, testemunhamos a soberania de Deus na direção dos passos de seus servos. Embora Paulo e seus companheiros tenham enfrentado obstáculos e resistência, o Espírito Santo os guiou e os impediu de ir a certos lugares, revelando assim a vontade de Deus para sua missão.
A visão de Paulo durante a noite, com o apelo de um macedônio, é um lembrete poderoso da importância da sensibilidade espiritual e da prontidão para seguir a liderança divina. Assim como Paulo respondeu ao chamado e partiu para a Macedônia, também somos chamados a estar abertos e dispostos a obedecer aos movimentos do Espírito Santo em nossas próprias vidas.
Que possamos aprender com a experiência de Paulo e seus companheiros, confiando na orientação de Deus, permanecendo fiéis ao seu chamado e prontos para responder quando Ele nos chamar a novos lugares e novas missões. Que nossa vida seja marcada pela obediência e pela prontidão em seguir a voz do Espírito Santo, assim como Paulo fez, para que possamos cumprir o propósito divino em nossas vidas.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário