quinta-feira, 17 de agosto de 2017

1ª Leitura - Rt 2,1-3.8-11; 4,13-17 - 26.08.2017

Sábado da 20ª Semana do Tempo Comum
26 de Agosto de 2017
Cor: Verde

Bendito seja o Senhor,
que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família.
Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.

Leitura do Livro de Rute 2,1-3.8-11; 4,13-17

1Noemi tinha um parente por parte do marido,
homem poderoso e muito rico, da família de Elimelec,
chamado Booz.
2Rute, a moabita, disse à sua sogra:
'Permite que eu vá ao campo apanhar espigas,
onde possa encontrar quem se mostre clemente para comigo'.
Noemi respondeu: 'Vai, minha filha'.
3Rute foi, pois, colher espigas num campo atrás dos ceifeiros.
Aconteceu que aquele
era justamente o campo de Booz,
parente de Elimelec.
8E Booz disse a Rute: 'Ouve, minha filha,
não vás apanhar espigas a outro campo,
e não te afastes daqui,
mas junta-te às minhas servas.
9Observa onde estão ceifando e vai atrás delas;
pois ordenei aos meus servos que ninguém te moleste.
Quando tiveres sede, vai aos cântaros
e bebe da água de que bebem os meus servos'.
10Então Rute, caindo-lhe aos pés,
inclinou-se profundamente e disse:
'como pude encontrar graça a teus olhos,
e te dignaste fazer caso de mim,
uma mulher estrangeira?'
11Respondeu-lhe Booz:
'Contaram-me tudo o que fizeste por tua sogra,
depois da morte de teu marido:
como deixaste teus pais e a terra onde nasceste,
e vieste para um povo que antes não conhecias'.
4,13Então Booz tomou Rute e recebeu-a como esposa.
Uniu-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber
e dar à luz um filho.
14As mulheres diziam a Noemi:
'Bendito seja o Senhor,
que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família
e quis que o seu nome se conservasse em Israel,
15para que tenhas quem console a tua alma
e te sustente na velhice,
porque nasceu um menino de tua nora,
que te ama e é para ti melhor que sete filhos'.
16E Noemi tomou o menino, colocou-o no colo,
e serviu-lhe de ama.
17As vizinhas congratulavam-se com ela, dizendo:
'Nasceu um filho a Noemi!',
e deram-lhe o nome de Obed.
Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário