terça-feira, 8 de agosto de 2017

1ª Leitura - Nm 12,1-13 - 08.08.2017

3ª-feira da 18ª Semana do Tempo Comum
8 de Agosto de 2017
S. Domingos Presb, memória
Cor: Branco

O mesmo, não acontece com o meu servo Moisés,
como com os outros profetas.

Como, pois, vos atreveis a rebaixar o meu servo Moisés?

Leitura do Livro dos Números 12,1-13
Naqueles dias:
1Maria e Aarão criticaram Moisés
por causa de sua mulher etíope.
2E disseram:
'Acaso o Senhor falou só através de Moisés?
Não falou, também, por meio de nós?'
E o Senhor ouviu isto.
3Moisés era um homem muito humilde,
mais do que qualquer outro sobre a terra.
4Então o Senhor disse a Moisés, Aarão e Maria:
'Ide todos os três à Tenda da Reunião'.
E eles foram.
5O Senhor desceu na coluna de nuvem,
parou à entrada da Tenda, e chamou Aarão e Maria.
Quando se aproximaram, ele lhes disse:
6'Escutai minhas palavras!
Se houver entre vós um profeta do Senhor,
eu me revelarei a ele em visões
e falarei com ele em sonhos.
7O mesmo, porém, não acontece com o meu servo Moisés,
que é o mais fiel em toda a minha casa!
8Porque a ele eu falo face a face;
é às claras, e não por figuras, que ele vê o Senhor!
Como, pois, vos atreveis a rebaixar o meu servo Moisés?'
9E, indignado contra eles, o Senhor retirou-se.
10A nuvem que estava sobre a Tenda afastou-se,
e no mesmo instante, Maria se achou coberta de lepra,
branca como a neve.
Quando Aarão olhou para ela
e a viu toda coberta de lepra,
11disse a Moisés: 'Rogo-te, meu Senhor!
Não nos faças pagar pelo pecado
que tivemos a insensatez de cometer.
12Que Maria não fique como morta,
como um aborto que é lançado fora do ventre de sua mãe,
já com metade da carne consumida pela lepra'.
13Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo:
'Ó Deus, eu te suplico, dá-lhe a cura!'
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário