segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

1ª Leitura - Is 54,1-10 - 15.12.2016

5ª feira da 3ª Semana do Advento
15 de Dezembro de 2016
Cor: Roxo

Como a mulher abandonada o Senhor te chamou.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 54,1-10

1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe,
exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz;
os filhos da mulher abandonada são mais numerosos
do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor.
2Alarga o espaço de tua tenda
e distende bastante as peles das tuas barracas;
usa cordas bem longas
e finca as estacas com segurança.
3Farás expansão para um lado e para outro
e tua posteridade receberá em herança as nações
que povoarão cidades abandonadas.
4Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma;
nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar;
esquecerás a vergonha sofrida na juventude
e não te recordarás mais da humilhação da viuvez.
5Teu esposo é aquele que te criou,
seu nome é Senhor dos exércitos;
teu redentor, o Santo de Israel,
chama-se Deus de toda a terra.
6O Senhor te chamou,
como a mulher abandonada e de alma aflita;
como a esposa repudiada na mocidade,
falou o teu Deus.
7Por um breve instante eu te abandonei,
mas com imensa compaixão volto a acolher-te.
8Num momento de indignação,
por um pouco ocultei de ti minha face,
mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti,
diz teu salvador, o Senhor.
9Como fiz nos dias de Noé,
a quem jurei nunca mais inundar a terra,
assim juro que não me irritarei contra ti
nem te farei ameaças.
10Podem os montes recuar
e as colinas abalar-se,
mas minha misericórdia não se apartará de ti,
nada fará mudar a aliança de minha paz,
diz o teu misericordioso Senhor.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário