segunda-feira, 1 de agosto de 2016

1ª Leitura - Jr 30,1-2.12-15.18-22 - 02.08.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
3ª-feira da 18ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

Eu te tratei com rudeza
por causa do teu endurecimento no pecado.
Mudarei a sorte das tendas de Jacó.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 30,1-2.12-15.18-22

1Palavra que foi dirigida a Jeremias,
da parte do Senhor:
2'Isto diz o Senhor, Deus de Israel:
Escreve para ti, num livro,
todas as palavras que te falei.
12Isto diz o Senhor:
Incurável é tua ferida,
maligna tua chaga;
13não há quem conheça teu diagnóstico;
uma úlcera tem remédio,
mas em ti não se produz cicatrização.
14Todos os teus amigos te esqueceram,
não te procuram mais;
eu te causei uma ferida, como se fosses inimigo,
como um castigo cruel:
por causa do grande número de maldades
que te fez endurecer no pecado.
15Por que gritas em teu sofrimento?
É insanável a tua dor.
Eu te tratei com rudeza
por causa das tuas inúmeras maldades
e por causa do teu endurecimento no pecado.
18Isto diz o Senhor:
Eis que eu mudarei a sorte das tendas de Jacó
e terei compaixão de suas moradias,
a cidade ressurgirá das suas ruínas
e a fortaleza terá lugar para suas fundações;
19de lá sairão cânticos de louvor e sons festivos.
Hei de multiplicá-los, eles não diminuirão,
hei de glorificá-los, eles não serão humilhados.
20Teus filhos serão felizes como outrora,
e sua comunidade, estável na minha presença;
e agirei contra todos os que os molestarem.
21Para chefe será escolhido um dos seus,
e o soberano sairá do seu meio;
eu o incitarei, e ele se aproximará de mim.
Quem dará a vida
em penhor da sua aproximação de mim?
- diz o Senhor.
22Sereis meu povo
e eu serei vosso Deus.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário