sábado, 27 de fevereiro de 2016

1ª Leitura - Ex 3,1-8a.13-15 - 28.02.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
3º Domingo
Quaresma
Cor: Roxo

O 'Eu sou' enviou-me a vós.

Leitura do Livro do Êxodo 3,1-8a.13-15

Naqueles dias:
1Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro,
sacerdote de Madiã.
Levou um dia, o rebanho deserto adentro
e chegou ao monte de Deus, o Horeb.
2Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo,
do meio de uma sarça.
Moisés notou que a sarça estava em chamas,
mas não se consumia, e disse consigo:
3'Vou aproximar-se desta visão extraordinária,
para ver porque a sarça não se consome'.
4O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar
e chamou-o do meio da sarça, dizendo: 'Moisés! Moisés!'
Ele respondeu: 'Aqui estou'.
5E Deus disse: 'Não te aproximes!
Tira as sandálias dos pés,
porque o lugar onde estás é uma terra santa'.
6E acrescentou:
'Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão,
o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'.
Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus.
7E o Senhor lhe disse: 'Eu vi a aflição do meu povo
que está no Egito e ouvi o seu clamor
por causa da dureza de seus opressores.
Sim, conheço os seus sofrimentos.
8aDesci para libertá-los das mãos dos egípcios,
e fazê-los sair daquele país
para uma terra boa e espaçosa,
uma terra onde corre leite e mel.
13Moisés disse a Deus:
'Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi:
'O Deus de vossos pais enviou-me a vós'.
Mas, se eles perguntarem:
'Qual é o seu nome?' o que lhes devo responder?'
14Deus disse a Moisés:
'Eu Sou aquele que sou'. E acrescentou:
'Assim responderás aos filhos de Israel:
'Eu sou enviou-me a vós' '.
15E Deus disse ainda a Moisés:
'Assim dirás aos filhos de Israel:
'O Senhor, o Deus de vossos pais,
o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó,
enviou-me a vós'.
Este é o meu nome para sempre,
e assim serei lembrado de geração em geração.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário