segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

1ª Leitura - 2Sm 24,2.9-17 - 03.02.2016

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
4ª-feira da 4ª Semana
Tempo Comum
Cor: Verde

Fui eu que pequei, fazendo o recenseamento do povo;
mas estes, que são como ovelhas, que fizeram?

Leitura do Segundo Livro de Samuel 24,2.9-17

Naqueles dias:
2Disse, o rei Davi a Joab
e aos chefes do seu exército que estavam com ele:
'Percorre todas as tribos de Israel,
desde Dã até Bersabéia,
e faze o recenseamento do povo,
de maneira que eu saiba o seu número.
9Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo:
havia em Israel oitocentos mil homens de guerra,
que manejavam a espada;
e, em Judá, quinhentos mil homens.
10Mas, depois que o povo foi recenseado,
Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor:
'Cometi um grande pecado, ao fazer o que fiz.
Mas perdoa a iniqüidade do teu servo,
porque procedi como um grande insensato'.
11Pela manhã, quando Davi se levantou,
a palavra do Senhor tinha sido dirigida ao profeta Gad,
vidente de Davi, nestes termos:
12'Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor:
dou-te a escolher três coisas:
escolhe aquela que queres que eu te envie'.
13Gad foi ter com Davi
e referiu-lhe estas palavras, dizendo:
'Que preferes: três anos de fome na tua terra,
três meses de derrotas diante dos inimigos
que te perseguem,
ou três dias de peste no país?
Reflete, pois e vê
o que devo responder a quem me enviou'.
14Davi respondeu a Gad:
'Estou em grande angústia.
É melhor cair nas mãos do Senhor,
cuja misericórdia é grande,
do que cair nas mãos dos homens!'
15E Davi escolheu a peste.
Era o tempo da colheita do trigo.
O Senhor mandou, então, a peste a Israel,
desde aquela manhã até ao dia fixado,
de modo que morreram setenta mil homens da população,
desde Dã até Bersabéia.
16Quando o anjo estendeu a mão
para exterminar Jerusalém,
o Senhor arrependeu-se desse mal
e disse ao anjo que exterminava o povo:
'Basta! Retira agora a tua mão!'
O anjo estava junto à eira de Areuna, o jebuseu.
17Quando Davi viu o anjo que afligia o povo,
disse ao Senhor:
'Fui eu que pequei,
eu é que tenho a culpa.
Mas estes, que são como ovelhas, que fizeram?
Peço-te que a tua mão se volte contra mim
e contra a minha família! '
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Um comentário: