quarta-feira, 10 de julho de 2013

1ª Leitura - Gn 44,18-21.23b-29; 45,1-5 - 11.07.2013

Branco. 5ª-feira da 14ª Semana Tempo Comum
S. Bento, abade, memória
   
Foi para a vossa salvação
que Deus me mandou adiante de vós, para o Egito.

Leitura do Liivro do Gênesis 44,18-21.23b-29; 45,1-5

Naqueles dias:
18Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo, disse:
'Perdão, meu senhor,
permite ao teu servo falar com toda a franqueza,
sem que se acenda a tua cólera contra mim.
Afinal, tu és como um faraó!
19Foi meu senhor quem perguntou a seus servos:
'Ainda tendes pai ou algum outro irmão?'
20E nós respondemos ao meu senhor:
'Temos um pai já velho e um menino
nascido em sua velhice,
cujo irmão morreu;
é o único filho de sua mãe que resta,
e seu pai o ama com muita ternura'.
21E tu disseste a teus servos:
'Trazei-o a mim, para que eu possa vê-lo'.
23b'Se não vier convosco o vosso irmão mais novo,
não vereis mais a minha face'.
24Quando, pois, voltamos para junto de teu servo, nosso pai,
contamos tudo o que o meu senhor tinha dito.
25Mais tarde disse-nos nosso pai:
'Voltai e comprai para nós algum trigo'.
26E nós lhe respondemos: 'Não podemos ir,
a não ser que o nosso irmão mais novo vá conosco.
De outra maneira, sem ele,
não nos podemos apresentar àquele homem'.
27E o teu servo, nosso pai, respondeu:
'Bem sabeis que minha mulher me deu apenas dois filhos.
28Um deles saiu de casa e eu disse:
Um animal feroz o devorou!
E até agora não apareceu.
29Se me levardes também este,
e lhe acontecer alguma desgraça no caminho,
fareis descer de desgosto meus cabelos brancos
à morada dos mortos' '.
45,1Então José não pôde mais conter-se
diante de todos os que o rodeavam,
e gritou: 'Mandai sair toda a gente!'.
E, assim, não ficou mais ninguém com ele,
quando se deu a conhecer aos irmãos.
2José rompeu num choro tão forte,
que os egípcios ouviram e toda a casa do Faraó.
3E José disse a seus irmãos:
'Eu sou José! Meu pai ainda vive?'
Mas os irmãos não podiam responder-lhe nada,
pois foram tomados de um enorme terror.
4Ele, porém, cheio de clemência, lhes disse:
'Aproximai-vos de mim'.
Tendo-se eles aproximado, disse:
'Eu sou José, vosso irmão,
a quem vendestes para o Egito.
5Entretanto, não vos aflijais, nem vos atormenteis,
por me terdes vendido a este país.
Porque foi para a vossa salvação
que Deus me mandou adiante de vós, para o Egito'.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário