sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Romanos 8:1-11 - 25.10.2025

 


Lectio Prima – Epistola ad Romanos 8,1-11

1. Nihil ergo nunc damnationis est his, qui sunt in Christo Iesu, qui non secundum carnem ambulant.
Nenhuma condenação há, portanto, para os que estão em Cristo Jesus, que não caminham segundo a carne.

2. Lex enim spiritus vitæ in Christo Iesu liberavit me a lege peccati et mortis.
Pois a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me libertou da lei do pecado e da morte.

3. Nam quod impossibile erat legis, in quo infirmabatur per carnem, Deus Filium suum mittens in similitudinem carnis peccati, et de peccato damnavit peccatum in carne.
O que era impossível à lei, porque estava enfraquecida pela carne, Deus o realizou, enviando o seu próprio Filho na semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado condenou o pecado na carne.

4. Ut justificatio legis impleretur in nobis, qui non secundum carnem ambulamus, sed secundum spiritum.
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito.

5. Qui enim secundum carnem sunt, quæ carnis sunt sapiunt: qui vero secundum spiritum, quæ sunt spiritus sentiunt.
Os que vivem segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que vivem segundo o espírito, para as coisas do espírito.

6. Nam prudentia carnis mors est: prudentia autem spiritus vita et pax.
Porque a mentalidade da carne é morte, mas a do espírito é vida e paz.

7. Quoniam sapientia carnis inimica est Deo: legi enim Dei non subjicitur, nec enim potest.
Pois a inclinação da carne é inimiga de Deus: não se submete à lei de Deus, nem o pode fazer.

8. Qui autem in carne sunt, Deo placere non possunt.
Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.

9. Vos autem in carne non estis, sed in spiritu, si tamen Spiritus Dei habitat in vobis. Si quis autem Spiritum Christi non habet, hic non est eius.
Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não Lhe pertence.

10. Si autem Christus in vobis est, corpus quidem mortuum est propter peccatum, spiritus vero vita est propter justificationem.
Se Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida por causa da justiça.

11. Quod si Spiritus eius, qui suscitavit Iesum a mortuis, habitat in vobis: qui suscitavit Christum Iesum a mortuis, vivificabit et mortalia corpora vestra propter inhabitantem Spiritum eius in vobis.
E, se o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, Aquele que ressuscitou Cristo Jesus também dará vida aos vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que habita em vós.

Reflexão:
O texto revela o caminho da libertação interior: a alma que se entrega ao Espírito torna-se livre do peso que a carne impõe. Viver segundo o Espírito é elevar a consciência, reconhecendo que a verdadeira lei não é a do medo, mas a do amor que ordena e sustenta. A matéria, quando purificada pela presença divina, torna-se veículo da vida. Assim, o homem compreende que a paz não é ausência de conflito, mas harmonia entre vontade e razão. O Espírito é a luz que guia o ser para o seu próprio renascimento, onde a vida se torna expressão do eterno.

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quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Romanos 7:18-25 - 24.10.2025

 


Lectio prima — Epistola ad Romanos 7,18-25

  1. Scio enim quia non habitat in me, hoc est in carne mea, bonum: velle enim adjacet mihi, perficere autem bonum non invenio.
    Pois eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem; o querer está em mim, mas não encontro o poder de realizar o bem.

  2. Non enim quod volo bonum, hoc facio; sed quod nolo malum, hoc ago.
    Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.

  3. Si autem quod nolo, illud facio, non ego operor illud, sed quod habitat in me peccatum.
    E, se faço o que não quero, já não sou eu que o faço, mas o pecado que habita em mim.

  4. Invenio igitur legem, volenti mihi facere bonum, quoniam mihi malum adjacet.
    Encontro, pois, esta lei em mim: quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

  5. Condelector enim legi Dei secundum interiorem hominem:
    Pois me deleito na lei de Deus, segundo o homem interior.

  6. Video autem aliam legem in membris meis, repugnantem legi mentis meae, et captivantem me in lege peccati, quae est in membris meis.
    Mas vejo nos meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha mente e me torna prisioneiro da lei do pecado que habita em meus membros.

  7. Infelix ego homo, quis me liberabit de corpore mortis huius?
    Homem infeliz que sou! Quem me libertará deste corpo de morte?

  8. Gratia Dei per Jesum Christum Dominum nostrum. Igitur ego ipse mente servio legi Dei, carne autem legi peccati.
    A graça de Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim, com a mente, sirvo à lei de Deus, mas com a carne, à lei do pecado.

Reflexão:
O apóstolo revela a luta silenciosa entre o querer e o fazer, entre a luz que habita o espírito e as sombras que limitam a ação. Essa tensão é o espaço onde a liberdade amadurece. A alma cresce quando reconhece a própria fragilidade sem se entregar a ela. O verdadeiro caminho não é negar a imperfeição, mas transformá-la em aprendizado. Cada queda ensina, cada erro revela um degrau invisível do ser. Pela consciência, o homem reencontra o eixo da vontade reta e se eleva à harmonia com o divino. Assim, a graça torna-se libertação interior, e a fraqueza, passagem para a plenitude.

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quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Romanos 6:19-23 - 23.10.2025

 


Epistola ad Romanos 6,19-23

(Feria VI – Hebdomada XXIX per Annum)

19. Humanum dico propter infirmitatem carnis vestrae: sicut enim exhibuistis membra vestra servire immunditiae et iniquitati ad iniquitatem, ita nunc exhibete membra vestra servire iustitiae in sanctificationem.
Falo em termos humanos por causa da fraqueza da vossa carne; pois, assim como oferecestes os vossos membros à impureza e à iniquidade para a iniquidade, assim agora oferecei-os à justiça para a santificação.

20. Cum enim servi essetis peccati, liberi fuistis iustitiae.
Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres da justiça.

21. Quem ergo fructum habuistis tunc, in quibus nunc erubescitis? nam finis illorum mors est.
Que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.

22. Nunc vero liberati a peccato, servi autem facti Deo, habetis fructum vestrum in sanctificationem, finem vero vitam aeternam.
Agora, porém, libertos do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto na santificação e, por fim, a vida eterna.

23. Stipendia enim peccati mors est; gratia autem Dei, vita aeterna in Christo Iesu Domino nostro.
Com efeito, o salário do pecado é a morte; mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Verbum Domini

Reflexão:
A palavra revela que a liberdade não consiste em fazer o que se quer, mas em escolher o que conduz à plenitude. A alma que se entrega ao erro torna-se serva daquilo que a aprisiona, enquanto aquela que busca a retidão reencontra sua dignidade. Servir à justiça é elevar o ser acima das paixões que o dispersam e aproximar-se da ordem divina que sustenta o universo. O fim do pecado é a dissolução; o fruto da verdade é a vida. Quem compreende essa lei interior percebe que a verdadeira libertação é interior: nasce da consciência desperta e culmina na comunhão com o Eterno.

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terça-feira, 21 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Romanos 6:12-18 - 22.10.2025


 Lectio Prima: Epistola ad Romanos 6,12-18

  1. Non ergo regnet peccatum in vestro mortali corpore, ut obediatis concupiscentiis eius.
    Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais às suas paixões.

  2. Sed neque exhibeatis membra vestra arma iniquitatis peccato; sed exhibete vos Deo, tamquam ex mortuis viventes, et membra vestra arma iustitiae Deo.
    Nem ofereçais os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como quem passou da morte à vida, e os vossos membros, a Ele, como instrumentos de justiça.

  3. Peccatum enim vobis non dominabitur; non enim sub lege estis, sed sub gratia.
    O pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais sob a lei, mas sob a graça.

  4. Quid ergo? peccabimus, quoniam non sumus sub lege, sed sub gratia? Absit.
    Que diremos então? Pecaremos, porque não estamos sob a lei, mas sob a graça? De modo algum.

  5. Nescitis quoniam cui exhibetis vos servos ad obediendum, servi estis eius cui obeditis, sive peccati ad mortem, sive oboeditionis ad iustitiam?
    Não sabeis que, se vos ofereceis como servos a alguém para obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis: do pecado, que conduz à morte, ou da obediência, que conduz à justiça?

  6. Gratias autem Deo quod fuistis servi peccati, oboedistis autem ex corde in eam formam doctrinae in qua traditi estis.
    Mas graças a Deus, porque, embora tenhais sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina que vos foi transmitida.

  7. Liberati autem a peccato, servi facti estis iustitiae.
    E, libertos do pecado, tornastes-vos servos da justiça.

Verbum Domini

Reflexão:
A liberdade verdadeira nasce da escolha interior de servir ao bem. O homem liberto não é aquele que faz o que quer, mas o que sabe por que faz. A obediência à justiça não oprime, eleva. Cada ato consciente é uma semente de eternidade plantada no tempo. Quando a alma se entrega à luz, o corpo torna-se instrumento de harmonia, e a vontade, espelho da ordem divina. Assim, a graça não anula a responsabilidade, mas a expande. Ser livre é ser inteiro, guiado pela clareza que reconhece no bem o próprio sentido do existir.

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segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Romanos 5:12.15.17-21 - 21.10.2025

 


Prima Lectio – Epistola ad Romanos 5,12.15.17-21

12 Propterea sicut per unum hominem peccatum in hunc mundum intravit, et per peccatum mors, et ita in omnes homines mors pertransiit, in quo omnes peccaverunt.
Por isso, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

15 Sed non sicut delictum, ita et donum; si enim unius delicto multi mortui sunt, multo magis gratia Dei et donum in gratia unius hominis Iesu Christi in plures abundavit.
Mas não se compara o dom com a falta; porque, se pela falta de um só muitos morreram, muito mais a graça de Deus e o dom, pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes para muitos.

17 Si enim unius delicto mors regnavit per unum, multo magis qui abundantiam gratiae et donationis et iustitiae accipiunt, in vita regnabunt per unum Iesum Christum.
Se pela falta de um só a morte reinou por meio desse, com muito mais razão os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão na vida por meio de um só, Jesus Cristo.

18 Igitur sicut per unius delictum in omnes homines in condemnationem, sic et per unius iustitiam in omnes homines in iustificationem vitae.
Assim, pois, como por uma só falta veio a condenação para todos os homens, assim também por um só ato de justiça veio a justificação que dá vida a todos os homens.

19 Sicut enim per inoboedientiam unius hominis peccatores constituti sunt multi, ita et per unius oboeditionem iusti constituentur multi.
Porque, como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também pela obediência de um só muitos serão feitos justos.

20 Lex autem subintravit ut abundaret delictum; ubi autem abundavit delictum, superabundavit gratia.
A lei, porém, sobreveio para que a falta abundasse; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.

21 Ut, sicut regnavit peccatum in mortem, ita et gratia regnet per iustitiam in vitam aeternam per Iesum Christum Dominum nostrum.
Para que, assim como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reine pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Verbum Domini

Reflexão:
A história humana é o espelho de uma mesma origem e de uma mesma redenção. A queda revela a fragilidade do ser, mas também o espaço onde a graça se expande. Aquele que reconhece sua limitação descobre a força que o sustenta além do erro. A vida não se define pela falta, mas pela capacidade de renascer. A justiça divina não oprime, liberta; não impõe, eleva. O homem digno é aquele que aceita a luz que o reconstrói e caminha consciente de que a graça é o verdadeiro poder. Onde a morte parecia reinar, a vida sempre esperava, silenciosa, o seu despertar.

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domingo, 19 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Romanos 4:20-25 - 20.10.2025

 


Prima Lectio – Epistola ad Romanos 4,20-25

  1. In repromissione etiam Dei non haesitavit diffidens, sed confortatus est fide, dans gloriam Deo,
    Na promessa de Deus ele não duvidou por incredulidade, mas fortaleceu-se na fé, dando glória a Deus.

  2. Plenissime sciens quia quaecumque promisit, potens est et facere.
    Estava plenamente convencido de que aquele que prometeu é também poderoso para cumprir.

  3. Ideo et reputatum est illi ad iustitiam.
    Por isso, isso lhe foi creditado como justiça.

  4. Non est autem scriptum tantum propter ipsum quia reputatum est illi,
    Mas não foi escrito apenas por causa dele que lhe foi creditado,

  5. Sed et propter nos, quibus reputabitur credentibus in eum qui suscitavit Iesum Dominum nostrum a mortuis,
    Mas também por causa de nós, a quem será creditado, se cremos naquele que ressuscitou Jesus, nosso Senhor, dentre os mortos,

  6. Qui traditus est propter delicta nostra, et resurrexit propter iustificationem nostram.
    O qual foi entregue por causa de nossas faltas e ressuscitou para nossa justificação.

Verbum Domini

Reflexão:
A fé é a ponte entre a limitação humana e a promessa eterna. Aquele que crê reconhece que a força não provém de si, mas da fidelidade divina que sustenta todas as coisas. O espírito confiante não exige provas, pois descansa na coerência do Ser que não falha. Crer é libertar-se da tirania da dúvida e caminhar com serenidade diante do invisível. Assim como Abraão foi justo por confiar, também nós nos tornamos inteiros quando entregamos o coração ao propósito divino. A confiança é a semente da liberdade interior e o solo onde floresce a dignidade do ser.

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sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Êxodo 17:8-13 - 19.10.2025


 Dominica XXIX per Annum – Lectio prima – Exodus 17,8-13

  1. Venit autem Amalec, et pugnabat contra Israël in Raphidim.
    Então veio Amalec e combateu contra Israel em Rafidim.

  2. Dixitque Moyses ad Iosue: Elige viros, et egressus pugna contra Amalec; cras ego stabo in vertice collis, habens virgam Dei in manu mea.
    Moisés disse a Josué: Escolhe alguns homens e vai combater contra Amalec; amanhã estarei no alto do monte, com o cajado de Deus na minha mão.

  3. Fecit Iosue sicut locutus erat Moyses, et pugnavit contra Amalec; Moyses autem et Aaron et Hur ascenderunt super verticem collis.
    Josué fez como Moisés lhe havia ordenado, e combateu contra Amalec; e Moisés, Aarão e Hur subiram ao alto do monte.

  4. Cumque levaret Moyses manus, vincebat Israël; sin autem paululum remisisset, superabat Amalec.
    E enquanto Moisés mantinha as mãos levantadas, Israel vencia; mas quando as abaixava um pouco, Amalec prevalecia.

  5. Manus autem Moysi erant graves; sumentes igitur lapidem posuerunt subter eum, in quo sedit: Aaron autem et Hur sustentabant manus eius ex utraque parte. Et factum est ut manus illius non lassarentur usque ad occasum solis.
    Mas as mãos de Moisés tornaram-se pesadas; então tomaram uma pedra e colocaram debaixo dele, e ele sentou-se sobre ela; Aarão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de cada lado. E assim suas mãos permaneceram firmes até o pôr do sol.

  6. Fugavitque Iosue Amalec et populum eius in ore gladii.
    E Josué derrotou Amalec e o seu povo ao fio da espada.

Verbum Domini

Reflexão:
A luta de Israel contra Amalec é o reflexo da batalha interior entre a luz e a dispersão. Moisés, com as mãos erguidas, simboliza a elevação do espírito que sustenta o mundo interior em ordem e propósito. Quando a consciência se ergue em direção ao alto, a vitória é certa; quando se deixa abater, o caos prevalece. A constância das mãos erguidas mostra que a força humana depende do auxílio mútuo e da perseverança na fé. A verdadeira conquista nasce do domínio de si, da firmeza do coração e da comunhão com a vontade superior que habita em todo ser desperto.

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quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Primeira Leitura: 2 Timóteo 4:10-17 - 18.10.2025


In Festo Sancti Lucae Evangelistae

Lectio prima: Secunda ad Timotheum 4,10–17

  1. Demas enim me dereliquit, diligens hoc saeculum, et abiit Thessalonicam; Crescens in Galatiam, Titus in Dalmatiam.
    Demas me abandonou, amando o presente século, e partiu para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia.

  2. Lucas est mecum solus. Marcum assume et adduc tecum: est enim mihi utilis in ministerium.
    Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério.

  3. Tychicum autem misi Ephesum.
    Tíquico enviei a Éfeso.

  4. Paenulam, quam reliqui Troade apud Carpum, cum veneris affer, et libros, maxime autem membranas.
    Quando vieres, traz a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e também os livros, especialmente os pergaminhos.

  5. Alexander aerarius multa mala mihi ostendit: reddet illi Dominus secundum opera eius;
    Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras.

  6. Quem et tu devita: valde enim restitit verbis nostris.
    Evita-o também, pois resistiu fortemente às nossas palavras.

  7. In prima mea defensione nemo mihi adfuit, sed omnes me dereliquerunt; non illis reputetur.
    Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Que isso não lhes seja imputado.

  8. Dominus autem mihi astitit et confortavit me, ut per me praedicatio impleatur, et audiant omnes gentes; et liberatus sum de ore leonis.
    Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que a pregação fosse plenamente cumprida e todas as nações a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.

Verbum Domini

Reflexão:
A solidão de Paulo revela o campo interior onde se prova a fidelidade. Quando tudo parece desamparar, a Presença permanece, silenciosa e firme. O abandono humano torna-se escola de fortaleza, pois o valor do espírito não depende da multidão, mas da coerência entre o que se crê e o que se vive. O verdadeiro serviço nasce dessa comunhão íntima com o Eterno, onde o dever é mais forte que o medo. A liberdade floresce no coração que persevera. E quem permanece fiel, mesmo diante da perda, já participa da vitória invisível do espírito sobre o tempo.

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Primeira Leitura: Romanos 4:1-8 - 17.10.2025

 


Lectio Prima: Epistula ad Romanos 4,1-8

  1. Quid ergo dicemus invenisse Abraham, patrem nostrum secundum carnem?
    Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?

  2. Si enim Abraham ex operibus iustificatus est, habet gloriam, sed non apud Deum.
    Se Abraão foi justificado pelas obras, tem motivo de glória, mas não diante de Deus.

  3. Quid enim Scriptura dicit? Credidit Abraham Deo, et reputatum est illi ad iustitiam.
    Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.

  4. Ei autem, qui operatur, merces non imputatur secundum gratiam, sed secundum debitum.
    Ao que trabalha, o salário não é considerado como graça, mas como dívida.

  5. Ei vero, qui non operatur, credenti autem in eum qui iustificat impium, reputatur fides eius ad iustitiam.
    Mas àquele que não realiza obras, e crê naquele que justifica o ímpio, sua fé lhe é atribuída como justiça.

  6. Sicut et David dicit beatitudinem hominis, cui Deus accepto fert iustitiam sine operibus:
    Assim também Davi proclama bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça sem as obras:

  7. Beati, quorum remissae sunt iniquitates, et quorum tecta sunt peccata.
    Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades foram perdoadas e cujos pecados foram cobertos.

  8. Beatus vir, cui non imputavit Dominus peccatum.
    Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribuiu o pecado.

Verbum Domini

Reflexão:
A fé de Abraão não foi cálculo, mas entrega ao invisível. Ele reconheceu que o mérito humano é limitado, enquanto a confiança no Eterno é força criadora. A justiça, então, não se constrói pela exibição das obras, mas pela pureza da intenção. O ser desperto não busca recompensa, pois encontra plenitude no próprio ato de crer. A graça é a resposta do cosmos à humildade interior. O que crê, age com liberdade, porque já não depende da aprovação do mundo. E nessa confiança silenciosa, o homem se torna templo da Presença que tudo reconcilia.

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terça-feira, 14 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Romanos 3:21-30 - 16.10.2025


Epístola ad Romanos 3,21-30

21 Nunc autem sine lege iustitia Dei manifestata est, testificante lege et prophetis.
Mas agora, sem a lei, se manifestou a justiça de Deus, sendo testemunhada pela lei e pelos profetas.

22 Iustitia autem Dei per fidem Iesu Christi in omnes et super omnes qui credunt in eum; non enim est distinctio.
Esta justiça de Deus é pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem nele; pois não há distinção.

23 Omnes enim peccaverunt et egent gloria Dei;
Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus;

24 iustificati gratis per gratiam ipsius, per redemptionem quae est in Christo Iesu;
Justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus;

25 quem proposuit Deus propitiationem per fidem in sanguine ipsius ad ostensionem iustitiae suae propter remissionem praecedentium delictorum,
O qual Deus propôs como propiciação pela fé no seu sangue, para demonstração da sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

26 ad ostensionem iustitiae suae in hoc tempore, ut sit ipse iustus et iustificans eum qui ex fide est Iesu.
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Ubi est ergo gloriatio? Exclusa est. Per quam legem? Factorum non, sed per legem fidei.
Onde, então, está o orgulho? Foi excluído. Por qual lei? Das obras? Não, mas pela lei da fé.

28 Arbitramur enim hominem iustificari per fidem sine operibus legis.
Concluímos que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.

29 An Iudaeorum Deus tantum? Nonne et gentium? Immo et gentium.
Ou será Deus somente dos judeus? Não será também dos gentios? Sim, também dos gentios.

30 Quoniam quidem unus Deus, qui iustificabit circumcisionem ex fide et praeputium per fidem.
Porque há um só Deus, que justificará a circuncisão pela fé e a incircuncisão pela mesma fé.

Reflexão

O versículo 28 destaca que a justificação do homem ocorre pela fé, sem as obras da lei. Isso nos convida a refletir sobre a natureza da liberdade humana e da responsabilidade moral. A verdadeira liberdade não é a ausência de regras, mas a capacidade de agir de acordo com princípios éticos que respeitam a dignidade do outro. A fé, nesse contexto, não é uma crença cega, mas uma confiança racional na ordem moral que governa o universo. Cada escolha ética reflete o compromisso com uma ordem social que respeita a autonomia e a igualdade. A verdadeira sabedoria não se limita ao conhecimento, mas se traduz em ações que promovem o bem comum. A fé, nesse contexto, não é fuga, mas força para agir com virtude. O culto à verdade e à justiça é a base de uma sociedade que busca a harmonia e a prosperidade para todos.

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Primeira Leitura: Romanos 2,1-11 - 15.10.2025

 


Epistula ad Romanos 2,1-11

1. Propter quod inexcusabilis es, o homo omnis, qui judicas. In quo enim judicas alterum, teipsum condemnas: eadem enim agis, qui judicas.
Por isso és indesculpável, ó homem, qualquer que sejas tu que julgas; pois, ao julgares o outro, a ti mesmo te condenas, porque praticas as mesmas coisas que julgas.

2. Scimus enim quoniam judicium Dei est secundum veritatem in eos qui talia agunt.
Sabemos, com efeito, que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que praticam tais coisas.

3. Existimas autem hoc, o homo, qui judicas eos qui talia agunt, et facis ea, quia tu effugies judicium Dei?
Pensas tu, ó homem que julgas os que fazem tais coisas e as fazes também, que escaparás do juízo de Deus?

4. An divitias bonitatis eius, et patientiae, et longanimitatis contemnis? Ignoras quoniam benignitas Dei ad poenitentiam te adducit?
Ou desprezas as riquezas da sua bondade, paciência e longanimidade? Não sabes que a bondade de Deus te conduz ao arrependimento?

5. Secundum autem duritiam tuam, et cor impoenitens, thesaurizas tibi iram in die irae, et revelationis justi judicii Dei,
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, acumulas ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,

6. Qui reddet unicuique secundum opera eius:
O qual retribuirá a cada um segundo as suas obras:

7. Iis quidem qui secundum patientiam boni operis, gloriam, et honorem, et incorruptionem quaerunt, vitam aeternam:
Aos que, pela perseverança nas boas obras, buscam glória, honra e incorruptibilidade, dará a vida eterna;

8. His autem qui ex contentione, et qui non acquiescunt veritati, credunt autem iniquitati, ira et indignatio:
Mas aos que são contenciosos e desobedientes à verdade, e obedecem à injustiça, haverá ira e indignação.

9. Tribulatio et angustia in omnem animam hominis operantis malum, Judaei primum et Graeci:
Tribulação e angústia virão sobre toda alma humana que pratica o mal, primeiro do judeu e também do grego;

10. Gloria autem, et honor, et pax omni operanti bonum, Judaeo primum et Graeco:
Mas glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, primeiro para o judeu e também para o grego;

11. Non est enim personarum acceptio apud Deum.
Pois em Deus não há acepção de pessoas.

Reflexão:
A Palavra recorda que o juízo divino é espelho da própria consciência. O homem que julga sem olhar para si esquece que toda ação volta à sua origem. A justiça verdadeira nasce da retidão interior, não da aparência moral. Quem vive com lucidez não teme o exame de Deus, pois já o realiza dentro de si. A bondade divina chama à conversão, não pela ameaça, mas pela paciência. Cada gesto humano tem peso eterno, e o mérito está no equilíbrio entre vontade e verdade. O ser livre é aquele que age com justiça sem esperar distinção, porque sabe que diante de Deus não há preferências.

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