Primeira Leitura: 1 João 1:5-2:2 (Vulgata)
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Et hoc est verbum, quod audivimus ab ipso, et annuntiamus vobis: Quia Deus lux est, et in eo nulla est tenebra.
5. E esta é a mensagem que ouvimos dele e vos anunciamos: Deus é luz, e nele não há trevas. -
Si dixerimus, quoniam communionem habemus cum eo, et in tenebris ambulamus, mentimur, et non facimus veritatem.
6. Se dissermos que temos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. -
Si autem in luce ambulamus, sicut ipse est in luce, communionem habemus ad invicem, et sanguis Iesu Filii ejus emundat nos ab omni peccato.
7. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. -
Si dixerimus, quia peccatum non habemus, nos ipsos seducimus, et veritas in nobis non est.
8. Se dissermos que não temos pecado, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. -
Si confessamus peccata nostra, fidelis est et justus, ut remittat nobis peccata nostra, et nos emundet ab omni iniquitate.
9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a iniquidade. -
Si dixerimus, quia non peccavimus, mendacem facimus eum, et verbum ejus non est in nobis.
10. Se dissermos que não pecamos, fazemos dele mentiroso, e a sua palavra não está em nós. -
Filioli, haec scribo vobis, ut non peccetis. Et si quis peccaverit, advocatum habemus apud Patrem, Jesum Christum justum.
1. Filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. E, se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. -
Et ipse est propitiatio pro peccatis nostris, non solum autem pro nostris, sed etiam pro totius mundi.
2. E ele é a propiciação pelos nossos pecados; e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
Reflexão:
A Epístola de São João nos conduz a uma compreensão profunda do caminho de purificação e luz que se abre para nós através de Cristo. A luz que Deus é não é apenas uma luz visível, mas uma realidade espiritual que nos chama a abandonar as trevas do pecado e a caminhar em direção à verdade plena. O perdão, oferecido através da confissão dos pecados, não é um ato apenas de misericórdia, mas de transformação. Ele nos purifica, permitindo que nossa essência se reconcilie com a verdade universal. Assim, a vida cristã se desvela não apenas como um caminho de retidão, mas como um processo de constante evolução para alcançar a união plena com a luz divina. Em Cristo, cada pecado confessado não apenas se apaga, mas nos eleva a uma consciência superior de nossa verdadeira natureza. O perdão é a chave que abre as portas de uma vida mais profunda, onde cada ato de amor e verdade nos aproxima do destino final, que é a comunhão perfeita com o divino.
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