sábado, 21 de dezembro de 2024

Primeira Leitura: Malaquias 3:1-4.23-24 - 23.12.2024


Malaquias 3:1-4.23-24 (Vulgata)

1 Ecce ego mitto angelum meum, et praeparabit viam ante faciem meam. Et statim veniet ad templum suum Dominator quem vos quaeritis, et angelus testamenti quem vos vultis. Ecce venit, dicit Dominus exercituum.
1 Eis que eu envio o meu anjo, e ele preparará o caminho diante de mim. E, de repente, virá ao seu templo o Dominador que vós buscais, e o anjo da aliança que vós desejais. Eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.

2 Et quis poterit cogitare diem adventus eius, et quis stabit ad videndum eum? Ipse enim quasi ignis conflans, et quasi herba fullonum.
2 Mas quem poderá suportar o dia de sua vinda, e quem permanecerá de pé quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo do fundidor e como a barrela dos lavandeiros.

3 Et sedebit conflans et emundans argentum: et purgabit filios Levi, et colabit eos quasi aurum et quasi argentum, et erunt Domino offerentes sacrificia in justitia.
3 Ele se assentará como um fundidor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e prata. E eles apresentarão ao Senhor ofertas justas.

4 Et placebit Domino sacrificium Juda et Jerusalem sicut dies saeculi, et sicut anni antiqui.
4 Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.

23 Ecce ego mittam vobis Eliam prophetam, antequam veniat dies Domini magnus et horribilis.
23 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

24 Et convertet cor patrum ad filios, et cor filiorum ad patres eorum: ne forte veniam, et percutiam terram anathemate.
24 Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais, para que eu não venha e golpeie a terra com maldição.

Reflexão:

Este texto profético nos chama a contemplar o movimento transformador que precede o encontro com o Absoluto. O anjo que prepara o caminho e o fogo que purifica representam a ação divina que refina a alma, conduzindo-a à plenitude. Elias, símbolo da reconciliação, nos recorda que o verdadeiro encontro com o sagrado exige um coração renovado e reconciliado. Vivemos, hoje, a urgência desse chamado à unidade, onde os laços rompidos são restaurados e o amor ressurge como a oferta que agrada ao Criador. Assim, o dia do Senhor se torna a promessa de um horizonte onde a justiça e a paz se encontram.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário