Daniel 12,1-3 (Vulgata)
1. Et in tempore illo surgat Michael, princeps magnus, qui stat pro filiis populi tui: et erit tempus tribulationis, qualis non fuit a tempore, quo gentes esse cœperunt usque in tempus illud: et in tempore illo liberabitur populus tuus, omnes qui inventi fuerint scripti in libro.
1. "Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande príncipe que se levanta em favor dos filhos do teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve desde que as nações começaram a existir até aquele tempo. Mas, naquele tempo, o teu povo será salvo, todo aquele que for encontrado registrado no livro."
2. Et multi de his, qui dormiunt in pulvere terrae, resurgent, alii in vitam æternam, alii in opprobrium et confusionem æternam.
2. "E muitos dos que dormem no pó da terra ressurgirão, uns para a vida eterna, outros para o desprezo e vergonha eterna."
3. Et qui docti fuerint, fulgebunt quasi splendor firmamenti, et qui ad iustitiam erudiunt multos, sicut stellae in perpetuas æternitates.
3. "E os que forem sábios resplandecerão como o brilho do firmamento, e os que conduzem muitos à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente."
Reflexão:
Esta passagem de Daniel nos transporta para um futuro transcendente, onde a luta cósmica entre as forças do bem e do mal culmina em uma purificação e renovação. O grande príncipe Miguel surge como defensor do povo de Deus, e em tempos de tribulação, há uma promessa de salvação para aqueles que permanecem fiéis. A ressurreição dos mortos, dividida entre a vida eterna e a vergonha, é um reflexo de uma verdade mais profunda: nossa escolha e fidelidade determinam nossa caminhada espiritual.
A promessa de glória eterna aos sábios e àqueles que conduzem os outros à justiça revela a importância de nossas ações neste mundo. Ao compartilharmos a sabedoria divina e ajudarmos a edificar um mundo mais justo, participamos ativamente na construção de um futuro onde a luz da verdade e da justiça prevalecerá. Nosso destino não está apenas no futuro, mas é moldado pelo que cultivamos agora, à medida que avançamos em direção a uma união mais profunda com o divino e com a humanidade.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário