terça-feira, 29 de agosto de 2023

Primeira Leitura: 1 Tessalonicenses 4,1-8 - 01.09.2023




Leitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses – 1Meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus. 3Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade, afastai-vos da impureza; 4cada um saiba tratar o seu parceiro conjugal com santidade e respeito, 5sem se deixar levar pelas paixões, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus. 6Que ninguém, nessa matéria, prejudique ou engane seu irmão, porque o Senhor se vinga de tudo, como já vos dissemos e comprovamos. 7Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade. 8Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar um homem, e sim a Deus, que nos deu o Espírito Santo. – Palavra do Senhor.


INTRODUÇÃO

O trecho que você compartilhou é da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículos 1 a 8. Neste trecho, São Paulo está exortando os cristãos de Tessalônica a viverem de acordo com os ensinamentos e a vontade de Deus. Aqui está um resumo do texto:


São Paulo começa exortando os irmãos de Tessalônica, elogiando-os por já terem aprendido como viver de maneira que agrade a Deus e encorajando-os a progredir ainda mais nesse caminho.


Ele lembra que os tessalonicenses conhecem as instruções que ele e seus companheiros deram em nome do Senhor Jesus. O apóstolo enfatiza que a vontade de Deus para eles é viver em santidade e se afastar da impureza.


São Paulo destaca a importância da santidade nos relacionamentos conjugais, instruindo que cada um trate seu parceiro com santidade e respeito, evitando ceder às paixões carnais, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus.


O apóstolo adverte contra a injustiça e a enganação nos relacionamentos, lembrando que o Senhor se vinga de tais ações. Ele reforça que Deus chamou os cristãos para a santidade, não para a impureza.


Por fim, São Paulo conclui que desprezar esses preceitos não é apenas desrespeitar os ensinamentos dos apóstolos, mas é também desrespeitar a Deus, que deu o Espírito Santo aos crentes.


Essa passagem enfatiza a importância da santidade, da pureza e do respeito nos relacionamentos e na vida cristã como um todo. São Paulo está chamando os tessalonicenses (e todos os cristãos) a viverem vidas que glorificam a Deus e refletem Seus ensinamentos.


REFLEXÃO

A Primeira Leitura de 1 Tessalonicenses 4,1-8 nos oferece uma oportunidade valiosa para uma profunda reflexão sobre a importância da santidade, pureza e respeito em nossas vidas como cristãos. Vamos explorar alguns pontos de reflexão a partir deste trecho:


Agradar a Deus: São Paulo começa exortando os crentes a viverem de maneira que agrade a Deus. Isso nos lembra que nossa principal motivação deve ser agradar a Deus em tudo o que fazemos. Como estamos vivendo nossas vidas diariamente? Nossas ações e escolhas estão alinhadas com a vontade de Deus?


Progresso na Fé: Paulo encoraja os tessalonicenses a fazerem "progressos ainda maiores" na sua jornada de fé. Isso nos desafia a nunca nos acomodarmos espiritualmente. Devemos sempre buscar crescer na nossa fé, aprender mais sobre Deus e Sua vontade, e aprofundar nosso relacionamento com Ele.


Santidade e Pureza: A mensagem central desta passagem é a importância da santidade e da pureza. Paulo destaca que devemos nos afastar da impureza. Isso não se aplica apenas a questões sexuais, mas a todos os aspectos da nossa vida. Como estamos lidando com impurezas em nossos corações, pensamentos e ações? Estamos buscando viver vidas puras e santas?


Relacionamentos: Paulo menciona a importância de tratarmos nossos parceiros conjugais com santidade e respeito. Isso nos lembra que nossos relacionamentos devem ser baseados no amor, no respeito mútuo e na fidelidade. Como estamos tratando nossos cônjuges ou parceiros em nossos relacionamentos? Estamos demonstrando o amor de Deus em nossas interações?


Responsabilidade: Paulo adverte contra prejudicar ou enganar os outros, lembrando-nos que o Senhor se vinga de tais ações. Isso nos lembra da nossa responsabilidade para com nossos irmãos e irmãs em Cristo. Como estamos tratando as pessoas ao nosso redor? Estamos sendo justos e honestos em nossas interações?


Chamado à Santidade: O apóstolo enfatiza que Deus nos chamou para a santidade. Isso nos faz refletir sobre o propósito maior de nossas vidas como cristãos. Estamos vivendo de acordo com o chamado de Deus para a santidade? Estamos conscientes de que somos templos do Espírito Santo?


Em resumo, esta passagem nos desafia a viver vidas que refletem os ensinamentos de Jesus Cristo. Ela nos lembra que nossa fé não é apenas uma crença, mas deve ser vivida em nossas ações e relacionamentos. Que possamos buscar constantemente a santidade, a pureza e o respeito em tudo o que fazemos, buscando sempre agradar a Deus e crescer em nossa jornada de fé.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário