quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Primeira Leitura: Isaías 45,1.4-6 - 22.10.2023



Leitura do livro do profeta Isaías –

1. Assim fala o Senhor a Ciro, seu ungido, a quem tomo pela mão direita, para sujeitar as nações diante dele e desapertar o cinto dos reis, para abrir as portas diante dele, para que não fiquem fechadas as portas.

4. Por amor de meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, eu te chamei por teu nome e te dei um título, ainda que não me conhecesses.

5. Eu sou o Senhor e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingi, ainda que não me conhecesses,

6. para que saibam desde o oriente ao ocidente que não há outro fora de mim; eu sou o Senhor e não há outro. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do livro de Isaías, o profeta fala sobre Ciro, o rei persa, que é chamado de "ungido" pelo Senhor. Isso é notável porque Ciro não era um crente judeu, mas Deus o escolheu para cumprir um propósito especial. Isaías proclama que Deus chama Ciro pelo nome, mesmo que ele não O conheça, e lhe dá um título e uma missão: a conquista de nações e a abertura de portas.

O contexto dessa passagem é crucial. Na época, o povo de Israel estava no exílio na Babilônia, aguardando a libertação. Deus usa Ciro como um instrumento para cumprir Sua vontade, libertando os exilados e permitindo-lhes retornar à sua terra natal. Esta é uma prova da soberania de Deus sobre os eventos da história e Sua capacidade de usar até mesmo líderes seculares para cumprir Seus propósitos.

A reflexão que podemos tirar dessa passagem é que Deus age de maneiras misteriosas e muitas vezes surpreendentes. Ele não se limita a agir apenas dentro dos círculos religiosos, mas trabalha em toda a história, usando quem Ele escolhe para realizar Seus planos divinos. Assim, devemos permanecer abertos à ideia de que Deus pode usar pessoas e eventos inesperados para cumprir Suas promessas e objetivos.

Além disso, a afirmação central deste trecho de Isaías é que "Eu sou o Senhor e não há outro; fora de mim não há Deus." É uma lembrança poderosa da unicidade e supremacia de Deus sobre todas as coisas. Isso nos incentiva a confiar plenamente em Deus, independentemente das circunstâncias, sabendo que Ele está no controle e tem o poder de direcionar o curso da história de acordo com Seu plano divino.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário