quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Primeira Leitura: Ezequiel 33,7-9 - 10.09.2023




Leitura da profecia de Ezequiel – Assim diz o Senhor: 7“Quanto a ti, filho do homem, eu te estabeleci como vigia para a casa de Israel. Logo que ouvires alguma palavra de minha boca, tu os deves advertir em meu nome. 8Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer, e tu não lhe falares, advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por própria culpa, mas eu te pedirei contas da sua morte. 9Mas, se advertires o ímpio a respeito de sua conduta, para que se arrependa, e ele não se arrepender, o ímpio morrerá por própria culpa, porém tu salvarás tua vida”. – Palavra do Senhor.


A primeira leitura de hoje nos traz uma passagem do livro do profeta Ezequiel (Ezequiel 33,7-9), que nos oferece uma poderosa mensagem sobre a responsabilidade e a importância da advertência e do arrependimento.


O Senhor chama Ezequiel de "vigia para a casa de Israel", ou seja, alguém encarregado de alertar o povo sobre seus caminhos errados e pecaminosos. Isso nos lembra que, em nossa vida, também temos a responsabilidade de cuidar uns dos outros e de advertir aqueles que estão trilhando um caminho de destruição espiritual.


O Senhor diz a Ezequiel que, se ele não advertir o ímpio sobre seu pecado e o ímpio morrer em consequência de suas ações, Deus pedirá contas a Ezequiel pela morte desse ímpio. Isso nos ensina que a negligência em advertir os outros sobre o pecado é uma séria responsabilidade. Temos o dever de amar nossos irmãos o suficiente para alertá-los quando estão seguindo caminhos perigosos.


No entanto, a mensagem não termina aí. O Senhor também diz que, se Ezequiel advertir o ímpio e ele se arrepender, então sua vida será poupada. Isso ressalta a importância do arrependimento e do perdão. Deus deseja que todos se arrependam de seus pecados e encontrem a salvação, e Ele nos chama a ser instrumentos desse chamado ao arrependimento.


Essa leitura nos desafia a refletir sobre nossa responsabilidade em advertir amorosamente aqueles que estão em erro e a reconhecer a importância do arrependimento como um caminho para a reconciliação com Deus. Também nos lembra que, ao cumprir esse dever de amor, podemos contribuir para a salvação de almas e a construção de uma comunidade mais justa e piedosa.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário