terça-feira, 21 de novembro de 2017

1ª Leitura - 2Mc 7,1.20-31 - 22.11.2017

4ª-feira da 33ª Semana do Tempo Comum
22 de Novembro de 2017
Sta. Cecília* VgMt, memória
Cor: Verde

O Criador do mundo vós dará de novo o espírito e a vida.

Leitura do Segundo Livro dos Macabeus 7,1.20-31

Naqueles dias:
1Aconteceu que foram presos
sete irmãos, com sua mãe,
aos quais o rei,
por meio de golpes de chicote e de nervos de boi,
quis obrigar a comer carne de porco,
que lhes era proibida.
20Mas especialmente admirável
e digna de abençoada memória foi a mãe,
que, num só dia, viu morrer sete filhos,
e tudo suportou valorosamente
por causa da esperança
que depositou no Senhor.
21Cheia de nobres sentimentos,
ela exortava a cada um na língua de seus pais
e, revestindo de coragem varonil sua alma de mulher,
dizia-lhes:
22'Não sei como aparecestes em minhas entranhas:
não fui eu quem vos deu o espírito e a vida
nem fui eu quem organizou os elementos dos vossos corpos.
23Por isso, o Criador do mundo,
que formou o homem na sua origem
e preside à geração de todas as coisas,
ele mesmo, na sua misericórdia,
vós dará de novo o espírito e a vida,
pois agora vos desprezais a vós mesmos,
por amor às suas leis'.
24Antíoco julgou que ela o desprezasse
e suspeitou que o estivesse insultando.
Como o mais novo dos irmãos ainda estivesse vivo,
o rei tentava persuadi-lo.
E não só com palavras, mas também com juramento,
prometeu fazê-lo rico e feliz,
além de torná-lo seu amigo
e confiar-lhe altas funções,
contanto que abandonasse as leis de seus antepassados.
25Vendo que o jovem não lhe prestava nenhuma atenção,
o rei chamou a mãe
e exortou-a a dar conselhos ao rapaz,
para que salvasse a sua vida.
26Como ele insistisse com muitas palavras,
ela concordou em persuadir o filho.
27Inclinou-se então para ele
e, zombando do cruel tirano,
assim falou na língua de seus pais:
'Filho, tem compaixão de mim,
que te trouxe nove meses em meu seio
e por três anos te amamentei;
que te criei e eduquei até a idade que tens,
sempre cuidando do teu sustento.
28Eu te peço, meu filho:
contempla o céu e a terra
e observa tudo o que neles existe.
Reconhece que não foi de coisas existentes
que Deus os fez,
e que também o gênero humano surgiu da mesma forma.
29Não tenhas medo desse carrasco.
Pelo contrário, sê digno de teus irmãos
e aceita a morte,
a fim de que eu torne a receber-te com eles
no tempo da misericórdia'.
30Mal tinha ela acabado de falar,
o jovem declarou:
'Que esperais?
Não obedecerei às ordens do rei,
mas aos mandamentos da Lei
dada aos nossos pais por Moisés.
31E tu, que inventaste
toda a espécie de maldades contra os hebreus,
não escaparás às mãos de Deus'.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário