domingo, 1 de outubro de 2017

1ª Leitura - Jn 4,1-11 - 11.10.2017

4ª-feira da 27ª Semana do Tempo Comum
11 de Outubro de 2017
Cor: Verde

Tu sofres por causa desta planta.
E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive?

Leitura da Profecia de Jonas 4,1-11

1Este desfecho causou em Jonas
profunda mágoa e irritação;
2orou então ao Senhor, dizendo:
'Peço-te me ouças, Senhor:
não era isto que eu receava,
quando ainda estava em minha terra?
Por isso, antecipei-me, fugindo para Társis.
Sabia que és um Deus benigno e misericordioso,
paciente e cheio de bondade,
e que facilmente perdoas a punição.
3E agora, Senhor, peço que me tires a minha vida,
para mim é melhor morrer do que viver'.
4Disse o Senhor:
'Achas que tens boas razões para irar-te?'
5Jonas saiu da cidade e estabeleceu-se na parte oriental
e ali fez para si uma cabana,
onde repousava à sombra,
a ver o que ia acontecer à cidade.
6O Senhor Deus fez nascer uma hera,
que cresceu sobre a cabana,
para dar sombra à cabeça de Jonas
e abrandar seu aborrecimento.
E Jonas alegrou-se grandemente por causa da hera.
7Mas, ao raiar do dia seguinte,
Deus determinou que um verme atacasse a hera,
e ela secou.
8Quando o sol se levantou,
mandou Deus do oriente um vento quente;
e o sol bateu forte sobre a cabeça de Jonas,
que se sentiu desfalecer;
teve vontade de morrer, e disse:
'Para mim é melhor morrer do que viver.'
9Disse Deus a Jonas:
'Achas que tens boas razões
para irar-te por esta hera?'
'Sim, respondeu ele,
tenho razão até para morrer de raiva.'
10O Senhor replicou-lhe:
'Tu sofres por causa desta planta,
que não te custou trabalho e não fizeste crescer,
que nasceu numa noite e na outra morreu.
11E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive,
em que vivem cento e vinte mil seres humanos,
que não sabem distinguir a mão direita da esquerda,
e um grande número de animais?'
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário