quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

1ª Leitura - Tg 2,14-24.26 - 21.02.2014

Verde. 6ª-feira da 6ª Semana Tempo Comum

Assim como o corpo sem o espírito é morto,
assim também a fé, sem as obras, é morta.

Leitura da Carta de São Tiago 2,14-24.26

14Meus irmãos,
que adianta alguém dizer que tem fé,
quando não a põe em prática?
A fé seria então capaz de salvá-lo?
15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir
e que lhes falta a comida de cada dia;
16se então alguém de vós lhes disser:
'Ide em paz, aquecei-vos',
e: 'Comei à vontade',
sem lhes dar o necessário para o corpo,
que adiantará isso?
17Assim também a fé:
se não se traduz em obras, por si só está morta.
18Em compensação, alguém poderá dizer:
'Tu tens a fé e eu tenho a prática!
Tu, mostra-me a tua fé sem as obras,
que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!
19Tu crês que há um só Deus? Fazes bem!
Mas também os demônios crêem isso, e estremecem.
20Queres então saber, homem insensato,
como a fé sem a prática é vã?
21O nosso pai Abraão foi declarado justo:
não será por causa de sua prática,
até ao ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar?
22Como estás vendo, a fé concorreu para as obras,
e, graças às obras, a fé tornou-se completa.
23Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz:
'Abraão teve fé em Deus,
e isto lhe foi levado em conta de justiça,
e ele foi chamado amigo de Deus'.'
24Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras
e não simplesmente pela fé.
26Assim como o corpo sem o espírito é morto,
assim também a fé, sem as obras, é morta.
Palavra do Senhor.

Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário