sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

1ª Leitura - 1Sm 9, 1-4.17-19; 10,1ª - 18.01.2014

Verde. Sábado da 1ª Semana Tempo Comum

Este é o homem de quem te falei. Saul reinará sobre o meu povo.

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 9, 1-4.17-19; 10,1ª

1Havia um homem de Benjamin, chamado Cis,
filho de Abiel, filho de Seror,
filho de Becorat, filho de Afia,
um benjaminita, homem forte e valente.
2Ele tinha um filho chamado Saul,
de boa apresentação.
Entre os filhos de Israel
não havia outro melhor do que ele:
dos ombros para cima sobressaía a todo o povo.
3Ora, aconteceu
que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul.
E Cis disse a seu filho Saul:
'Toma contigo um dos criados,
põe-te a caminho
e vai procurar as jumentas'.
Eles atravessaram a montanha de Efraim
4e a região de Salisa,
mas não as encontraram.
Passaram também pela região de Salim, sem encontrar nada;
e, ainda pela terra de Benjamin, sem resultado algum.
17Quando Samuel avistou Saul,
o Senhor lhe disse:
'Este é o homem de quem te falei.
Ele reinará sobre o meu povo'.
18Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta,
e disse-lhe:
'Peço-te que me informes onde é a casa do vidente'.
19Samuel respondeu a Saul:
'Sou eu mesmo o vidente.
Sobe na minha frente ao santuário da colina.
Hoje comereis comigo,
e amanhã de manhã te deixarei partir,
depois de te ter revelado tudo o que tens no coração'.
10,1aNa manhã seguinte,
Samuel tomou um pequeno frasco de azeite,
derramou-o sobre a cabeça de Saul
e beijou-o, dizendo:
'Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo, Israel.
Tu governarás o povo do Senhor
e o livrarás das mãos de seus inimigos,
que estão ao seu redor'.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário