domingo, 4 de agosto de 2013

1ª Leitura - Nm 11,4b-15 - 05.08.2013

Verde. 2ª-feira da 18ª Semana Tempo Comum

Não posso suportar sozinho o peso de todo este povo.

Leitura do Livro dos Números 11,4b-15

Naqueles dias:
4bOs filhos de Israel
começaram a lamentar-se, dizendo:
'Quem nos dará carne para comer?
5Vêm-nos à memória
os peixes que comíamos de graça no Egito ,
os pepinos e os melões,
as verduras, as cebolas e os alhos.
6Aqui nada tem gosto ao nosso paladar,
não vemos outra coisa a não ser o maná'.
7O maná era parecido com a semente do coentro
e amarelado como certa resina.
8O povo se dispersava para o recolher
e o moía num moinho, ou socava num pilão.
Depois o cozinhavam numa panela
e faziam broas com gosto de pão amassado com azeite.
9É noite, quando o orvalho caía no acampamento,
caía também o maná.
10Moisés ouviu, pois, o povo lamentar-se em cada família,
cada um à entrada de sua tenda.
11Então o Senhor tomou-se de uma cólera violenta,
e Moisés, achando também tal coisa intolerável,
disse ao Senhor:
'Por que maltrataste assim o teu povo?
Por que gozo tão pouco do teu favor,
a ponte de descarregares sobre mim
o peso de todo este povo?
12Acaso fui eu quem concebeu
e deu à luz todo este povo,
para que me digas: 'Carrega-o ao colo,
como a ama costuma fazer com a criança;
e leva-o à terra que juraste dar a seus pais!
13Onde conseguirei carne para dar a toda esta gente?
Pois se lamentam contra mim, dizendo:
'Dá-nos carne para comer!'.
14Já não posso suportar sozinho o peso de todo este povo:
é grande demais para mim.
15Se queres continuar a tratar-me assim,
peço-te que me tires a vida,
se achei graça a teus olhos,
para que eu não veja mais tamanha desgraça'.

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário