sexta-feira, 21 de junho de 2013

1ª Leitura - 2Cor 11,18.21b-30 - 21.06.2013

Verde. 6ª-feira da 11ª Semana Tempo Comum
S. Luís Gonzaga Rlg, memória
   
Sem falar de outras coisas,
a minha preocupação de cada dia,
a solicitude por todas as igrejas!

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 11,18.21b-30

Irmãos:
18Já que muitos se gloriam segundo a carne,
eu também me gloriarei.
21bO que outros ousam dizer em vantagem própria,
eu também o digo a meu respeito,
embora fale como insensato.
22São hebreus? Eu também.
- São israelitas? Eu também.
- São da descendência de Abraão? Eu também.
23- São servos de Cristo? Como menos sensato digo:
Eu ainda mais.
De fato, muito mais do que eles:
pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta.
Muitas vezes, vi-me em perigo de morte.
24Cinco vezes, recebi dos judeus quarenta açoites menos um.
25Três vezes, fui batido com varas.
Uma vez, fui apedrejado.
Três vezes, naufraguei.
Passei uma noite e um dia no alto mar.
26Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos:
perigos de rios,
perigos de ladrões,
perigos da parte de meus compatriotas,
perigos da parte dos pagãos,
perigos na cidade,
perigos em lugares desertos,
perigos no mar,
perigos por parte de falsos irmãos.
27Trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede,
freqüentes jejuns, frio e nudez!
28E, sem falar de outras coisas,
a minha preocupação de cada dia,
a solicitude por todas as igrejas!
29Quem é fraco, que eu também não seja fraco com ele?
Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação?
30Se é preciso gloriar-se,
é de minhas fraquezas que me gloriarei!

Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário