sábado, 8 de junho de 2024

Primeira Leitura: Atos 11:21-26. 13:1-3 - 11.06.2024


Atos 11:21-26. 13:1-3 (Bíblia de Jerusalém)


Atos 11:21-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 

21 A mão do Senhor estava com eles, e muitos se converteram ao Senhor e abraçaram a fé.

22 A notícia chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém, e enviaram Barnabé até Antioquia.

23 Quando ele chegou e viu a graça de Deus, ficou alegre e exortava a todos a permanecerem, com firmeza de coração, fiéis ao Senhor.

24 Pois era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão foi acrescentada ao Senhor.

25 Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo,

26 e, tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. Durante um ano inteiro, participaram das reuniões da Igreja e instruíram muita gente. Em Antioquia, os discípulos foram, pela primeira vez, chamados cristãos.


Atos 13:1-3


1 Havia na Igreja de Antioquia profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que era companheiro de infância de Herodes, o tetrarca, e Saulo.

2 Enquanto celebravam o culto do Senhor e jejuavam, disse-lhes o Espírito Santo: “Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

3 Então, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e os despediram. -  Palavra do Senhor.


Reflexão:


Caros amigos,


Hoje somos convidados a refletir sobre a união e a missão da Igreja primitiva, conforme descrito nos Atos dos Apóstolos. Em tempos de expansão do Cristianismo, a mão do Senhor guiava os passos daqueles que, com coragem e fé, levavam a mensagem de Jesus a todos os cantos.

Marco Aurélio, um dos maiores filósofos estoicos, nos ensina que devemos encontrar nossa força interior e agir em prol do bem comum. A leitura de hoje nos mostra a importância do trabalho em comunidade, onde cada membro desempenha um papel crucial na disseminação da fé.

Barnabé, um homem bom e cheio do Espírito Santo, exemplifica a virtude da liderança servidora. Ele reconheceu a necessidade de trazer Saulo para a missão, evidenciando que a colaboração e a diversidade de dons são essenciais para o fortalecimento da Igreja.

O Espírito Santo, ao separar Barnabé e Saulo para uma obra específica, nos lembra que cada um de nós tem uma vocação única. Como Marco Aurélio dizia, devemos "fazer bem o que nos é próprio" e cumprir nosso dever com diligência e devoção.

Assim como os discípulos foram primeiramente chamados cristãos em Antioquia, que possamos, em nossos atos diários, merecer ser chamados verdadeiros seguidores de Cristo. Que nossa fé seja manifesta em nossas ações, e que, unidos, possamos levar adiante a obra que nos foi confiada.

Que possamos, com o mesmo fervor dos primeiros cristãos, continuar a expandir o amor e a mensagem de Jesus, sempre guiados pelo Espírito Santo.


Paz e bem.

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário