domingo, 23 de junho de 2024

Primeira Leitura: 2 Reis 22:8-13; 23:1-3 - 26.06.2024


2 Reis 22:8-13; 23:1-3 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do segundo livro dos Reis – Naqueles dias,

22,8. Disse o sumo sacerdote Helcias ao escriba Safã: "Encontrei o livro da Lei no Templo do Senhor". Helcias entregou o livro a Safã, que o leu.

22,9. O escriba Safã foi ter com o rei e lhe deu contas, dizendo: "Teus servos fundiram a prata que se achou no Templo e a entregaram aos que estão encarregados da obra do Templo do Senhor".

22,10. E o escriba Safã acrescentou: "O sacerdote Helcias entregou-me um livro". E Safã leu-o diante do rei.

22,11. Ao ouvir as palavras do livro da Lei, o rei rasgou suas vestes.

22,12. E ordenou o rei a Helcias, a Aicam, filho de Safã, a Acobor, filho de Miqueias, ao escriba Safã e a Asaías, ministro do rei:

22,13. "Ide consultar o Senhor por mim, pelo povo e por todo Judá, a respeito das palavras deste livro que foi encontrado. Grande deve ser a cólera do Senhor que se inflamou contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro e não praticaram tudo o que está escrito para nós."


23,1. Então o rei mandou reunir junto de si todos os anciãos de Judá e de Jerusalém.

23,2. Subiu ao Templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, sacerdotes, profetas e todo o povo, do menor ao maior. Leu diante deles todas as palavras do livro da aliança, encontrado no Templo do Senhor.

23,3. O rei, de pé sobre o estrado, concluiu uma aliança diante do Senhor, comprometendo-se a seguir o Senhor e observar seus mandamentos, seus testemunhos e seus preceitos, de todo o coração e de toda a alma, a fim de cumprir as palavras da aliança escritas neste livro. E todo o povo aderiu à aliança.


Reflexão:


Na leitura de hoje, testemunhamos um momento crucial de redescoberta e renovação espiritual. O encontro do livro da Lei no Templo do Senhor é um símbolo poderoso de como a verdade e a sabedoria podem ser esquecidas e redescobertas em nossas vidas. Ao ouvir as palavras do livro, o rei reage com profundo arrependimento e toma medidas decisivas para realinhar a nação com os preceitos divinos.

Este episódio nos ensina sobre a importância de estar abertos ao autoconhecimento e à introspecção. Muitas vezes, vivemos distraídos, alheios às verdades fundamentais que deveriam guiar nossas vidas. Quando finalmente nos deparamos com essa verdade, seja através de um evento significativo ou de uma reflexão profunda, somos chamados a agir com integridade e coragem.

O compromisso do rei de seguir os mandamentos de todo o coração e alma é um exemplo de como devemos responder ao chamado da verdade. Não é suficiente reconhecer nossos erros; devemos também nos comprometer a mudar e a alinhar nossas ações com os princípios mais elevados.

Assim como o povo de Judá e Jerusalém aderiu à aliança, somos convidados a renovar nosso compromisso com nossos valores e crenças. Que possamos encontrar a força para viver de acordo com a verdade, agindo sempre com justiça, compaixão e fidelidade aos nossos princípios.


Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário