Atos 25,13-21 (Bíblia de Jerusalém):
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 13 Alguns dias depois, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesareia para cumprimentar Festo.
14 Como permanecessem ali vários dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: "Há aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro.
15 Quando fui a Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram-me informações contra ele e pediam que o condenasse.
16 Respondi-lhes que não é costume dos romanos entregar alguém antes de o acusado ter sido confrontado com os acusadores e ter tido a oportunidade de se defender contra as acusações.
17 Então, eles vieram comigo e, no dia seguinte, sem mais delongas, sentei-me no tribunal e ordenei que o homem fosse trazido.
18 Quando se levantaram os acusadores, não apresentaram contra ele nenhum dos crimes que eu supunha.
19 Tinham, porém, contra ele certas questões relativas à sua própria religião e a respeito de um certo Jesus, já morto, que Paulo afirmava estar vivo.
20 Eu, não sabendo o que fazer, pedi-lhe que fosse a Jerusalém para ser julgado lá a respeito dessas questões.
21 Mas Paulo fez uma apelação para ser reservado ao julgamento do Augusto. Por isso ordenei que fosse guardado até que o enviasse a César." - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem dos Atos dos Apóstolos, vemos o apóstolo Paulo diante de autoridades romanas, enfrentando acusações que não são claras. Festo, o governador, confuso com a situação, reconhece que não há base sólida para acusar Paulo, exceto por questões religiosas e referências a Jesus, o qual Paulo afirma estar vivo.
A situação de Paulo nos leva a refletir sobre os desafios que os seguidores de Cristo enfrentam ao proclamar o Evangelho. Muitas vezes, somos confrontados com incompreensão, oposição e até mesmo perseguição por causa de nossa fé. No entanto, como Paulo, devemos permanecer firmes em nossa convicção de que Cristo está vivo e presente em nossas vidas, dando-nos força para enfrentar qualquer adversidade.
Além disso, essa passagem nos lembra da importância de defender nossa fé diante das autoridades e de sermos fiéis ao testemunho do Evangelho, mesmo quando isso significa enfrentar desafios e contratempos. Assim como Paulo apelou para ser julgado pelo imperador, devemos buscar justiça e proteção quando nossos direitos são violados por causa de nossa fé.
Que possamos encontrar inspiração na coragem e na determinação de Paulo, e que, em meio às adversidades, possamos sempre confiar na promessa de Cristo de estar conosco até o fim dos tempos. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário