terça-feira, 7 de maio de 2024

Primeira Leitura: Atos 18,1-8


Atos 18,1-8 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias,"1. Depois disto, Paulo partiu de Atenas e foi para Corinto. 

2. Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália com Priscila, sua mulher, por Cláudio ter decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi ter com eles, 

3. e, como tinham a mesma profissão (a de fabricar tendas), ficou morando com eles e trabalhava juntos. 

4. Todo sábado discutia na sinagoga, procurando convencer tanto judeus quanto gregos. 

5. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo começou a entregar-se de todo o coração à palavra, testemunhando aos judeus que Jesus é o Cristo. 

6. Mas, diante da oposição deles e das blasfêmias, sacudindo as vestes, disse-lhes: 'A vossa ruína caia sobre a vossa cabeça! Estou inocente. Daqui em diante, vou dirigir-me aos gentios.' 

7. E, saindo de lá, foi hospedar-se na casa de um tal Tício Justo, que adorava a Deus e cuja casa estava ao lado da sinagoga. 

8. Crispo, chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, ouvindo Paulo, acreditavam e eram batizados." - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Este trecho dos Atos dos Apóstolos nos apresenta a jornada de Paulo em Corinto, uma cidade conhecida por sua diversidade cultural e religiosa. Mesmo diante das adversidades e da oposição, Paulo não vacila em sua missão de proclamar o Evangelho.

Paulo encontra em Áquila e Priscila não apenas companheiros de profissão, mas também parceiros na fé. Juntos, eles compartilham suas vidas e testemunham o amor de Cristo, tanto na sinagoga quanto entre os gentios.

A resistência enfrentada por Paulo não o desencoraja. Ele sacode as vestes em sinal de protesto, mas não abandona seu compromisso com a verdade do Evangelho. Sua coragem e dedicação são recompensadas quando Crispo, chefe da sinagoga, e muitos outros coríntios se convertem e são batizados.

Nesta leitura, somos desafiados a refletir sobre nossa própria missão como discípulos de Cristo. Assim como Paulo, somos chamados a testemunhar a verdade do Evangelho em meio às adversidades e oposições. Que possamos encontrar força na comunhão com nossos irmãos na fé e na certeza de que, mesmo diante das dificuldades, o Senhor está conosco, capacitando-nos a ser luz e sal neste mundo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário