Atos 12:24-13:1-5 (Bíblia de Jerusalém):
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 12,24 A palavra de Deus, porém, continuava a crescer e a espalhar-se.
13,1 Na Igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Niger, Lúcio de Cirene, Manaém, amigo de infância de Herodes o tetrarca, e Saulo.
2 Um dia, enquanto celebravam o culto em honra do Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: "Separai-me Barnabé e Saulo para a missão a que os destinei".
3 Então, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.
4 Assim, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre.
5 Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem dos Atos dos Apóstolos, testemunhamos o poder e a expansão da Palavra de Deus, que continua a crescer e a se espalhar, mesmo diante das adversidades e perseguições enfrentadas pela comunidade cristã primitiva.
A Igreja de Antioquia emerge como um centro de vitalidade espiritual, onde profetas e mestres, como Barnabé, Simeão, Lúcio, Manaém e Saulo (mais tarde conhecido como Paulo), são levantados pelo Espírito Santo para liderar e instruir a comunidade. Aqui vemos uma diversidade de dons e origens, todos unidos no serviço ao Senhor.
É notável como a direção do Espírito Santo é clara e específica. Durante um culto de adoração e jejum, o Espírito Santo fala, instruindo a comunidade a separar Barnabé e Saulo para uma missão específica. Isso nos lembra da importância da sensibilidade espiritual e da disposição para ouvir a voz de Deus em nossas vidas e em nossas comunidades.
Após jejuarem e orarem, a comunidade impõe as mãos sobre Barnabé e Saulo, enviando-os para a missão para a qual foram designados pelo Espírito Santo. Este ato de comissionamento é acompanhado pelo poder e autoridade divina, evidenciando a obra do Espírito na vida da igreja primitiva.
Barnabé e Saulo partem então para Chipre, anunciando corajosamente a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. Eles não hesitam em obedecer ao chamado divino, confiando no Espírito Santo para guiar e capacitar seu ministério.
Que essa narrativa nos inspire a buscar e seguir a direção do Espírito Santo em nossas vidas e em nossas comunidades. Que estejamos abertos e receptivos à voz de Deus, dispostos a jejuar, orar e obedecer, para que também possamos ser instrumentos da expansão do Reino de Deus, proclamando corajosamente Sua Palavra onde quer que Ele nos envie. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário