terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Primeira Leitura: Gênesis 37,3-4.12-13.17-28 - 01.03.2024




 Gênesis 37,3-4.12-13.17-28 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura do livro do Gênesis – 

3. Ora, Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe nascera na velhice; e mandara-lhe fazer uma túnica talar.

4. Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e não podiam falar-lhe pacificamente.

12. Indo os irmãos apascentar o rebanho de seu pai em Siquém,

13. disse Israel a José: "Tens porventura os teus irmãos apascentando o rebanho em Siquém? Vem, e vou enviar-te a eles." Respondeu-lhe José: "Eis-me aqui."

17. José foi, pois, em busca de seus irmãos e achou-os em Dotaim.

18. Estes, quando o viram de longe, antes que chegasse perto, tramaram matá-lo.

19. Diziam entre si: "Eis o sonhador!

20. Vinde, vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna; depois diremos: Uma fera o devorou. Então veremos o que serão os seus sonhos."

21. Ouvindo isso Rúben, quis salvá-lo das mãos deles e disse: "Não lhe tiremos a vida."

22. E acrescentou: "Não derrameis sangue. Lançai-o naquela cisterna que está no deserto, mas não levanteis a mão contra ele." Ele dizia isso para salvá-lo das mãos deles e restituí-lo a seu pai.

23. Assim que José chegou junto de seus irmãos, eles despojaram-no da túnica talar que trazia,

24. agarraram-no e lançaram-no na cisterna, que estava vazia e sem água.

25. Depois sentaram-se para comer. Levantando os olhos, viram uma caravana de ismaelitas que vinha de Galaad; seus camelos estavam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que levavam para o Egito.

26. Então Judá disse aos irmãos: "Que vantagem teríamos em matar nosso irmão e ocultar o seu sangue?

27. Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não lhe tiremos a vida, que ele é nosso irmão e nossa carne." Seus irmãos consentiram.

28. Ao passarem os mercadores midianitas, tiraram José da cisterna e o venderam por vinte moedas de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito. Palavra do Senhor.


Reflexão:


A história de José, como narrada no Livro de Gênesis, é uma poderosa saga de traição, perdão e redenção. Nesses versículos, somos apresentados ao começo dessa jornada tumultuosa. José, o filho preferido de Israel, é vendido pelos próprios irmãos devido à inveja e ao ressentimento que sentiam por ele.

A relação conturbada entre José e seus irmãos reflete a complexidade das relações humanas e a presença constante do mal na história da humanidade. A inveja, o ódio e a traição se manifestam de forma brutal nesse relato, mostrando-nos como os corações podem se tornar corrompidos quando cedemos aos nossos piores impulsos.

No entanto, mesmo nesse momento sombrio, vemos o brilho da misericórdia divina. Rúben, o mais velho dos irmãos, tenta interceder por José, sugerindo que ele não seja morto, mas sim colocado em uma cisterna. E Judá, ao invés de permitir que José fosse assassinado, sugere que ele seja vendido como escravo. Embora seus motivos possam ter sido egoístas, essas ações ainda são exemplos de misericórdia em meio à crueldade.

Essa história nos lembra da importância de resistir ao mal e buscar sempre o caminho da misericórdia e da redenção. Mesmo nos momentos mais sombrios de nossas vidas, Deus está presente, trabalhando através de nossas ações para transformar o mal em bem. Que possamos aprender com os erros e acertos dos personagens dessa história e buscar sempre a luz da graça divina em nossas próprias vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário