1 Reis 10,1-10 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura do primeiro livro dos Reis – Naqueles dias,1 A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão, por causa do nome do Senhor, e veio prová-lo com perguntas difíceis.
2 Chegou a Jerusalém com uma grande comitiva, com camelos carregados de aromas, muitíssimo ouro e pedras preciosas. Tendo apresentado a Salomão tudo o que ela tinha no coração,
3 Salomão lhe explicou todas as questões propostas, e nada houve tão difícil que o rei não pudesse explicar.
4 Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, a casa que ele tinha construído,
5 os manjares da sua mesa, o alojamento dos seus oficiais, o serviço e os trajes deles, os copeiros e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou fora de si.
6 Disse ao rei: "Era verdadeira a palavra que ouvi em meu país, sobre as tuas realizações e sobre a tua sabedoria.
7 Eu, porém, não queria acreditar nas palavras até que vi com os meus próprios olhos. E eis que não me contaram nem a metade da grandeza da tua sabedoria; tu ultrapassas a fama que ouvi.
8 Felizes os teus homens, felizes estes teus servos, que estão sempre diante de ti e podem ouvir a tua sabedoria!
9 Bendito seja o Senhor teu Deus, que quis pôr-te no trono de Israel. Porque o Senhor amou Israel para o estabelecer eternamente, fez-te rei para manter a justiça e o direito."
10 E deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, muitíssimas especiarias e pedras preciosas. Nunca mais veio tanta abundância de especiarias como as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
A narrativa de 1 Reis 10,1-10 revela a visita da rainha de Sabá a Salomão, intrigada pela sabedoria e grandeza do rei, cuja fama havia ultrapassado fronteiras. A busca dela por respostas difíceis e a maravilha diante das realizações de Salomão destacam a grandiosidade do reino.
Essa passagem ressoa conosco hoje, convidando-nos a refletir sobre como as nossas vidas e ações refletem a sabedoria que Deus nos concede. Assim como Salomão impressionou a rainha de Sabá, somos chamados a viver de maneira que a nossa fé, sabedoria e justiça se destaquem perante os olhos do mundo.
A gratidão expressa pela rainha de Sabá, reconhecendo a ação divina ao estabelecer Salomão como rei, nos lembra da importância de reconhecer e agradecer a Deus por todas as bênçãos em nossas vidas. Que possamos também, como Salomão, usar os dons que recebemos para promover a justiça e o direito.
Que a visita da rainha de Sabá a Salomão inspire-nos a buscar a sabedoria divina em nossas jornadas, a compartilhar generosamente os dons recebidos e a reconhecer a presença de Deus em tudo o que fazemos. Que nossas vidas possam ser testemunhas da grandeza do Senhor e atraiam outros a buscar a verdade e a justiça que provêm d'Ele. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário