Atos 22,3-16 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3 "Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, segundo a precisão da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
4 Persegui este Caminho até a morte, prendendo e entregando à prisão homens e mulheres,
5 como o sumo sacerdote e todo o colégio dos anciãos podem testemunhar. Deles recebi cartas para os irmãos de Damasco, e fui lá para trazer presos para Jerusalém aqueles que lá se encontrassem, a fim de que fossem castigados.
6 Ora, estando eu a caminho, já perto de Damasco, por volta do meio-dia, de repente uma grande luz do céu me envolveu.
7 Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?'
8 Respondi: 'Quem és, Senhor?' E ele me disse: 'Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues.'
9 Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.
10 Então perguntei: 'Que devo fazer, Senhor?' E o Senhor me respondeu: 'Levanta-te, vai para Damasco, e lá te será dito tudo o que deves fazer.'
11 Como eu não podia ver, por causa do esplendor daquela luz, os meus companheiros me conduziram pela mão até Damasco.
12 Um certo Ananias, homem piedoso e observador da Lei, que tinha boa reputação entre todos os judeus que lá moravam,
13 veio ter comigo, aproximou-se e disse: 'Irmão Saulo, recupera a vista!' No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo.
14 Ele me disse: 'O Deus de nossos pais escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz,
15 pois serás sua testemunha diante de todos os homens, para lhes anunciares o que viste e ouviste.
16 E agora, por que demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.'"
- Palavra do Senhor.
Reflexão:
O relato de Paulo em Atos 22,3-16 nos oferece um vislumbre transformador da jornada de um perseguidor incansável para um apóstolo apaixonado. Sua narrativa começa com uma descrição detalhada de sua formação, sua devoção à lei e seu zelo religioso. No entanto, a virada dramática ocorre na estrada para Damasco, quando uma luz celestial o derruba e a voz de Jesus o confronta. Paulo, antes chamado Saulo, é cegado fisicamente para enxergar espiritualmente.
O encontro com Ananias marca o início de uma nova fase na vida de Paulo. A imposição de mãos de Ananias não apenas restaura sua visão física, mas simboliza a transferência da visão espiritual. Paulo é chamado não apenas para ver, mas para testemunhar o Justo, ser uma testemunha viva do Cristo ressurreto.
A mensagem divina a Paulo é clara: ele é escolhido para ser testemunha diante de todos os homens, anunciando o que viu e ouviu. Paulo é chamado não apenas para uma mudança superficial, mas para uma transformação profunda e uma missão significativa. Essa narrativa nos desafia a refletir sobre nossas próprias jornadas de fé, questionando se estamos dispostos a deixar nossos preconceitos e zelos de lado para seguir o chamado transformador de Cristo. Que, como Paulo, possamos responder prontamente ao chamado divino, levantar-nos, ser batizados, lavar nossos pecados e proclamar a mensagem redentora de Cristo em todas as esferas de nossas vidas.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário